Publicado em Quinta - 18 de Abril de 2024 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Sesp define plano de combate a crimes na Amazônia Legal em Mato Grosso

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) elaborou, nesta quarta-feira (17.04), o Plano AMAS (Amazônia, Segurança e Soberania), para fortalecimento das ações de combate a crimes na Amazônia Legal em Mato Grosso. O planejamento define atuação em sete eixos de trabalho

Leia mais...
Foto: Andreia Guarezi - Sesp-MT
Foto: Andreia Guarezi - Sesp-MT

@ Antônio Cruz / Agência Brasil
@ Antônio Cruz / Agência Brasil

Entenda em quais casos a saidinha de presos fica permitida ou proibida

Publicado em Sábado - 13 de Abril de 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou com vetos a lei aprovada pelo Congresso para restringir a chamada “saidinha” dos presos em regime semiaberto, que têm o direito de cinco saídas anuais, incluindo para visita a familiares.

Leia mais...
Posição de sentido PM Rotam
Posição de sentido PM Rotam

PM oficializa passagens de comando da Rotam, Força Tática de Várzea Grande e 10º Batalhão

Publicado em Sábado - 06 de Abril de 2024 | por Redação TA c/ PM-MT

A Polícia Militar realizou, no final da tarde desta sexta-feira (05.04), solenidade de passagem de comando de três unidades da Região Metropolitana do Estado. Na cerimônia, realizada no Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel, novos comandantes assumiram a Rotam, Força Tática do 2º Comando Regional e o 10º Batalhão de Cuiabá.

Leia mais...
Foto: Bope/PMMT
Foto: Bope/PMMT

Policiais do Bope da PM conciliam agilidade e precisão para frustrarem crimes com explosivos em MT

Publicado em Sábado - 06 de Abril de 2024

Com uma equipe composta por nove policiais militares, o Esquadrão de Bombas do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar tem a missão de atuar em todas as ocorrências que envolvem explosivos, em Mato Grosso. Somente em 2024, entre os meses de janeiro e março, os técnicos explosivistas do Bope atenderam seis ocorrências, apreendendo e detonando explosivos, interceptando ações criminosas no Estado.

Formada no ano de 2011, o Esquadrão de Bombas do Bope está há 13 anos à frente de ocorrências e operações que envolvem encontros, recolhimentos e detonação de explosivos encontrados em todo o território mato-grossense.

Leia mais...
Foto: Michel Alvim - Secom/MT
Foto: Michel Alvim - Secom/MT

Governo de MT disponibiliza 338 câmeras de segurança para reforçar segurança em Várzea Grande

Publicado em Quinta - 04 de Abril de 2024 | por Redação TA c/ Sesp-MT

A segurança dos consumidores e lojistas de Várzea Grande será reforçada com a parceria firmada entre o Governo de Mato Grosso e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município. Através do programa Vigia Mais MT, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), 338 câmeras de videomonitoramento serão instaladas em pontos estratégicos de ruas e avenidas visando a redução dos índices criminais.

Durante a entrega dos equipamentos aos representantes da CDL nesta quinta-feira (04.04), o secretário estadual de Segurança Pública em exercício, coronel Héverton Mourett, afirmou que a parceria leva segurança aos comerciantes e consumidores de Várzea Grande.

Leia mais...

Atendimento virtual a vítimas de violência doméstica marca lançamento da Operação Átria em MT

Publicado em Quarta - 06 de Março de 2024 | por Redação TA c/ PJC-MT

Com foco em ações integradas de prevenção e combate à violência doméstica e aos feminicídios, o Governo de Mato Grosso e a Polícia Civil realizaram, nesta terça-feira (05.03), o lançamento da Operação Nacional Átria, no Plantão de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Sexual de Cuiabá.

Leia mais...
Frank Sumiyoshi - Sesp-mt
Frank Sumiyoshi - Sesp-mt

Representantes de Conselhos Comunitários de Segurança destacam importância do Vigia Mais MT

Publicado em Terça - 05 de Março de 2024 | por Redação TA c/ Sesp-MT

O programa Vigia Mais MT, da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), foi destaque na reunião entre o secretário estadual de Segurança Pública, coronel César Roveri, com representantes da Federação dos Conselhos de Segurança Pública (Feconseg) e lideranças de dezenas de municípios.

Leia mais...

Câmara Municipal de Cuiabá adere ao programa Vigia Mais MT para instalação de câmeras de monitoramento

Publicado em Segunda - 05 de Fevereiro de 2024 | por Redação TA c/ Sesp-MT

A Câmara Municipal de Cuiabá aderiu ao programa Vigia Mais MT, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). O termo de adesão foi assinado, nesta segunda-feira (05.02), pelo presidente da Casa, vereador Chico 2.000. Na ocasião, foram retiradas 15 câmeras de videomonitoramento para garantir a segurança das vias públicas da região.

“O papel da Câmara é contribuir para que se garanta a segurança do cidadão, daqueles que nos visitam, daqueles que passam no entorno. Em razão disso, aderimos ao programa. A Câmara Municipal de Cuiabá agora tem segurança com o Vigia Mais MT”, destaca o presidente.

A instalação dos dispositivos no local é estratégica para o monitoramento região central

Leia mais...
Sede do Detran, em Cuiabá - Foto: Detran-MT
Sede do Detran, em Cuiabá - Foto: Detran-MT

Detran reforça alerta sobre sites que usam o nome do órgão para golpes

Publicado em Segunda - 05 de Fevereiro de 2024

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) reforça o alerta sobre a existência de sites falsos, criados em nome do órgão, para aplicação de golpes. Mais um site foi detectado na manhã desta segunda-feira (05.02) e a autarquia já registrou boletim de ocorrência e compartilhou informações com a Polícia Judiciária Civil.

Leia mais...

Índices de criminalidade têm queda em MT; investimentos que passam de R$ 1,5 bilhão nos últimos 5 anos

Publicado em Domingo - 21 de Janeiro de 2024 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Os índices de criminalidade em Mato Grosso reduziram em 2023 em relação a 2022, segundo dados do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). A diminuição é resultado dos investimentos do Governo do Estado na área, que somam R$ 1,5 bilhão nos últimos cinco anos.

Leia mais...