Notícias PECUÁRIA
Treinamento simulado de casos de febre aftosa vai mobilizar região Sul de MT
O Indea e o Ministério da Agricultura vão promover um exercício simulado para emergências zoossanitárias com ênfase em febre aftosa, de 30 de julho a 6 de agosto, em Juscimeira. A ação vai envolver cerca de 200 pessoas, entre servidores do Indea,
Indea renova frota com investimentos de R$ 27,5 milhões
O Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) renova a frota de veículos com recursos próprios, parcerias e apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O investimento atenderá as 14 regionais no interior com caminhonetes 4x4 diesel e picapes Strada. Ao todo são 144 veículos.
Indea inicia fiscalização da vacina contra aftosa na fronteira em 1º de novembro
A partir da próxima segunda-feira (01.11), médicos veterinários e agentes fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) iniciam a fiscalização quanto a aplicação da vacina contra febre aftosa, nas propriedades rurais, localizadas na fronteira entre o Brasil e a Bolívia.
Mato Grosso é estado mais eficiente do País na vacinação contra febre aftosa
Mato Grosso é o estado pertencente à área habilitada para exportação à União Europeia que obteve o melhor resultado de eficiência de vacinação contra a febre aftosa – 99,99%. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no “Estudo sorológico de avaliação da imunidade vacinal da população bovina contra a febre aftosa nas unidades federativas habilitadas para exportação de carne bovina à União Europeia”.
O mínimo de eficiência estipulado pelo bloco econômico é 85%. As amostras foram coletadas em 54 estabelecimentos rurais selecionados aleatoriamente em 54 municípios do estado.
Indea-MT investe em tecnologia e fortalece serviço para erradicação da aftosa no Estado
O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) tem investido em tecnologia e trabalhado na meta de tornar Mato Grosso livre de febre aftosa sem vacinação.
De acordo com Emanuele de Almeida, presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), os investimentos em tecnologia aumentaram a oferta de serviços online ao produtor.
Entre as ações, o órgão investiu na emissão eletrônica da Guia de Trânsito Animal (GTA)
Guias de Trânsito Animal de Mato Grosso agora possuem QR Code e aplicativo para celular
As Guias de Trânsito Animal (GTA) emitidas pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) no Sindesas e no Módulo de Produtor agora possuem um QR Code, que é um código de barras que pode ser escaneado pelos telefones celulares, o que dará mais segurança e agilidade para as operações dos produtores rurais.
Vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso segue até dia 10 de dezembro
A etapa de novembro da vacinação contra a febre aftosa foi prorrogada até o dia 10 de dezembro em todo Mato Grosso para vacinação e comunicação ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea MT). Bovinos e bubalinos de até 24 meses devem ser imunizados.
Estado cria de grupo de trabalho para ações de recuperação do setor pecuário do Pantanal
Uma comissão para avaliação dos desdobramentos econômicos pós-incêndios nas propriedades rurais do Pantanal Mato-grossense foi criada nesta terça-feira (22) pelo Conselho de Desenvolvimento Agrícola Empresarial (CDAE). A comissão também fará proposição de alternativas para recuperação da capacidade produtiva da pecuária pantaneira.
“É urgente construirmos propostas junto à classe produtora. Várias propriedades rurais do Pantanal foram atingidas pelo fogo. Precisamos dar apoio para essa importante atividade econômica desta região de Mato Grosso. É um assunto que já estamos dialogando há dias e precisamos agir”, disse César Miranda, secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do CDAE.
Mais de 400 mil cabeças de gado estão livres de vacinação contra a aftosa em MT
A ação faz parte do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa. Em Mato Grosso, cerca de 400 mil cabeças de gado – de um total de 30 milhões, estão incluídas na zona livre de febre aftosa sem vacinação. De acordo com o Indea-MT, a certificação de todo o rebanho mato-grossense deve ocorrer em 2021.
Governo do Estado apoia a cadeia da pecuária e busca abertura de mercado
A pecuária é uma atividade que se destaca em Mato Grosso. A bovinocultura de corte é o carro-chefe, mas há ainda a suinocultura, piscicultura e avicultura. Em 14 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Pecuária, data oportuna para debater os desafios da atividade.