GRACI OURIVES DE MIRANDA
Prevenir tragédias
Autoridades vamos priorizar vidas e ecossistema. Políticos despertem, é importante o bem-estar da sociedade. É difícil acreditar a ocorrência das tragédias em tão curto espaço de tempo.
Há três anos a população brasileira não entendia como uma empresa de grande porte constrói uma barragem-Mariana-MG, que rompeu em 5/11/2015 e há destruição do ecossistema e mortes de 19 cidadãos, em Bento Rodrigues-MG, familiares e amigos sofreram e sofrem.
Atualmente nós nos deparamos com mais uma crueldade, a Mineradora Vale, em que houve o rompimento da barragem em Brumadinho-Minas Gerais-MG, em 25/01/2019 e no desastre foram mortos mais de 58, sendo que ainda há muitos desaparecidos. É lamentável para a humanidade e para o país. Foram vidas ceifadas e que, causou danos irreparáveis no meio ambiente, e os recursos hídricos que, ficaram altamente comprometidos.
E, nós nos perguntamos onde estavam os órgãos fiscalizadores?
É importante para população que haja postura e ações de alguns empresários, a favor do bem-comum, se tivessem atuado com prevenção, teriam poupado muitas dores e sofrimentos.
Em que momento do planejamento da barragem o Estado apresentou preocupação com as vidas? E o monitoramento era regular? E os licenciamentos? Quem os aprovava?
Prevenir só nos traz benefícios e esperanças de vida. Se isto tivessem ocorrido, jamais! haveria tragédias, nem humanas e nem sequer destruição do ecossistema. Na atualidade, parece-nos que, alguns empresários pensaram somente nos lucros excessivos. Os riscos foram previstos?
Devemos ter relevantes ações responsáveis para com o País. E, assim atuando com prevenção, usando tecnologias do primeiro mundo. Então, com tecnologias avançadas teremos um Brasil globalizado e humanístico. Desde então, fluirá esperanças para as atuais e futuras gerações.
Lamentavelmente, só após a tragédia em Brumadinho-MG foi manifestado a intenção de mudar as regras? Até que ponto? Cidadãos nacionais e internacionais, estes foram obrigados a presenciar vidas destruídas pelo descaso e irresponsabilidade de alguns?
Será que realmente a partir das catástrofes algumas autoridades irão refletir sobre tragédias de grande porte?
Nós sociedade precisamos nos unir e demostrar para os poderes que prevenção é evitar crises em todos os níveis. Creiamos que, prevenir é manter-se milhares de famílias unidas e ecossistema equilibrado.
Sociedade vamos ter esperanças em nossos corações, e que, o Brasil será transformado, e ainda se orgulhará do verde e amarelo, então nunca mais haverá localidade banhado de lama.
Autoridades vamos aprimorar esforços para ficar atentos com as barragens existente no Estado de Mato Grosso-MT.
Recorro ao cantor/poeta, Chico Buarque, música ‘Cálice ‘diz: “(...)Pai, afasta de mim esse cálice...Tanta mentira tanta força bruta...Atordoado eu permaneço atento...Ver emergir o monstro da lagoa(...)”.
*GRACI OURIVES DE MIRANDA, professora Português/literaturas: Língua Portuguesa e inglês/literatura inglesa. Registro LP9614565/Demec/SP-SP. Especialização História Social - UFMT. Curso - USP-SP: “Prática de ensino da língua inglesa”. 02 artigos científicos - UFMT. 04 Livros publicados, sendo 1 - obra científica
go.miranda@uol.com.br