Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
Geral
Quarta - 09 de Junho de 2021 às 21:07

    Imprimir


A calvície (alopécia androgenética) é uma doença hormônio dependente. Ou seja, depende do hormônio di-hidrotestosterona (DHT), um produto do principal hormônio masculino que é a testosterona.

Com o advento da utilização indiscriminada de hormônios masculinos para fins estéticos, aumento de performance nos treinos, disposição física e etc, tenho notado perda de cabelo acentuada neste público que busca reposição através de transplante capilar. Contudo, não sabem que o principal vilão é o uso inadequado de hormônios.

Quando uma pessoa aumenta a quantidade de hormônio masculino no sangue (testosterona e seus análogos) tem, consequentemente, mais conversão dele em DHT, que é o vilão da calvície! Pacientes calvos, ou com queixa de queda capilar, podem ter a perda capilar agravada pelo uso de hormônios.

Vale ressaltar que estas substâncias só podem ser usadas quando prescritas por médicos, com fins específicos, por conta dos efeitos inesperados.

Vejo, com muita frequência, adultos (homens e mulheres) chegando ao consultório com queda capilar acentuada e na investigação clínica verifico que estão fazendo “reposição hormonal”. Muitos iniciaram uso por estar com a testosterona “baixa”, "segundo o médico".

Ao ver o exame, noto que seus valores eram absolutamente normais, e mesmo assim foi prescrito hormônio. Portanto, antes de surfar na onda do “tapete hormonal” procure um endocrinologista e cheque se você precisa mesmo de hormônio. Essa onda pode te deixar sem cabelos.

*Victor Albuquerque é cirurgião plástico, especialista em transplante capilar. CRM MT 8623/RQE:3790 - @drvictoralbuquerque



URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/artigo/1459/visualizar/