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Sexta - 25 de Novembro de 2022 às 10:55

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Estamos chegando ao final do ano e, habitualmente, buscamos olhar para trás e avaliar nossos erros e acertos, além disso, é a época de fazermos promessas e pensar nas mudanças que queremos em nossas vidas, mas como ficam as empresas nos finais de ano? Em meio à correria de férias coletivas, recessos, confraternizações, freelancers e muitas outras rotinas, que nesse período se intensificam, as instituições precisam separar um tempo para planejar seu futuro.

Quando falamos em planejar o futuro empresarial, muitos devem dizer: “Mas nós fazemos o orçamento anual todos os finais de ano.” Fazer o orçamento anual é um planejamento fundamental para as organizações e deve ser priorizado nesse momento, porém, é necessário ir além, ou seja, orientar seus colaboradores também sobre a identidade da corporação, e não apenas com conhecimento técnico, regras e atividades, inclusive essa é uma das dificuldades que percebemos ao longo desses anos atuando na área de gestão.

Conhecer sua essência, seu propósito enquanto empresário de forma clara e trazer para a companhia por meio da identidade, auxilia no fortalecimento da cultura e essa é a melhor forma de edificar um negócio.

Deve-se ressaltar que missão e valores organizacionais não são para ficarem pendurados na parede ou em um site para o cliente ver, mas devem ser vividos por todos os colaboradores, e esses precisam sentir essa força diariamente, e a partir disso criar ações que solidifiquem a cultura da empresa, devendo ser sempre prioridade para o negócio, assim, se consegue expandir sem perder o que fez a organização crescer.

Pense em um estabelecimento que você gosta de frequentar, pode ser o salão de beleza, o supermercado, ou mesmo um barzinho, certamente tem muitos concorrentes que vendem a mesma coisa, certo? Mas será que é da mesma forma? O que faz você e outros clientes escolherem essa empresa e não a que está ao lado? Certamente tem algo na missão e nos valores que fazem você se identificar e essa cultura é representada nas atitudes e postura da equipe, líderes e, principalmente, dos sócios.

Assim, é fundamental que empresas e empresários olhem para a identidade cultural do seu negócio e, anualmente, pensem em estratégias para o fortalecimento dela na sua equipe. Aculturar o colaborador é a base para uma companhia forte e com identidade, por isso, esse final de ano, peço que você, empresário, olhe para 2022 e questione o que fizeram nesse ano para o fortalecimento da cultura organizacional. E planeje seu 2023 sem se esquecer de ter ações em busca de fortalecer a identidade da empresa.

Marcela Vargas é especialista em Recursos Humanos na Grandy Desenvolvimento Humano e Psicóloga, Personal & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching. Email:marcela@grandy.com.br



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