Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
Geral
Quinta - 26 de Janeiro de 2023 às 06:51

    Imprimir


“Será necessária uma união de forças e uma unidade de contribuições. A conversão ecológica, que se requer para criar um dinamismo de mudança duradoura, é, também, uma conversão comunitária…. A espiritualidade cristã propõe uma forma alternativa de entender a qualidade de vida, encorajando um estilo de vida profético e contemplativo, capaz de gerar uma profunda alegria sem estar obcecado pelo consumo/consumismo…O cuidado com a natureza faz parte de um estilo de vida que implica capacidade de viver juntos e em comunhão…Desta forma cuida-se do mundo e da qualidade de vida dos mais pobres, com um sentido de solidariedade que é, ao mesmo tempo, consciência de habitar em uma casa comum que Deus nos confiou. Essas são ações comunitárias” Papa Francisco, Laudato Si, 219, 222, 228, 232.

Há pouco mais de um ano e meio, em julho de 2021, ainda em plena pandemia da COVID-19, um grupo de aproximadamente 80 pessoas, espalhadas por Mato Grosso e outros estados, ousou reunir-se virtualmente para, durante 4 noites seguidas, promoverem um diálogo sobre o tema: “A Igreja e os desafios ecológicos/ambientais do Centro Oeste”. Assim comecou a caminhada da Pastoral da Ecologia Integral na Arquidiocese de Cuiabá, a primeira no Centro Oeste e na Amazônia.

A programação desses encontros virtuais indicava os rumos que se pretendia seguir em busca da organização da Pastoral da Ecologia Integral. Os temas foram os seguintes: a) o avanço do agronegócio e os conflitos no campo no Centro Oeste e na Amazônia; O papel da Agroecologia na produção sustentável; A contribuição dos povos originários (indigenas, quilombolas e ribeirinhos) na preservação da natureza; O papel da agricultura familiar na produção de alimentos e na geração de emprego e renda; Os desafios ecológicos/urbanos do Centro Oeste; e finalmente, A importância da Pastoral da Ecologia Integral para a Igreja e na vida das paróquias.

Contamos com a colaboração de diversas pessoas com formação acadêmica, experiência e militância em diversas áreas relacionadas `as questões ambientais/ecológicas e também com a participação, orientação e apoio técnico da Articulação Nacional da Pastoral da Ecologia Integral, com destaque `as pessoas de Ângelo Ignácio, do Rio de Janeiro e de Dom Roberto Paz, Bispo de Campos dos Goytacazes e Bispo Referencial da PEI, do Regional Leste da CNBB (Rio de Janeiro), além dos animadores/palestrantes: Wagner Gervásio, doutor em agronomia e integrante do Movimento Laudato Si; do Sebastião Carlos Moreira, experimentado lutador pela causa indígena (CIMI), do Abel Nascimento, professor universitário, geógrafo e ambientalista; Archimedes Lima, engenheiro, ambientalista e ex secretário de meio ambiente de Cuiabá, também dedicado ambientalista, cabendo a coordenação a mim, Juacy, sociológo, professor universitário aposentado.

Após aqueles dias de reflexão e formação inicial, procuramos o Pe. Deusdédit Monge de Almeida, Vigário Geral da Arquidiocese de Cuiabá e Cura da Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá, para um diálogo de como poderiamos conduzir os trabalhos para a estruturação da PEI – Pastoral da Ecologia Integral.

Foram diversas encontros, conversas e reflexões, após o que convidamos alguns sacerdotes, párocos e diversas pessoas que já tinham participando das “LIVES” e outras mais para discutirmos e trocarmos idéias. Realizamos diversas reuniões presenciais, ainda em pleno periodo da COVID-19, sempre com as devidas precauções e cuidados.

Como o então Arcebispo da Arquidiocese de Cuiabá, Dom Milton Santos, já havia renunciado e estavamos aguardando a nomeação de um novo Arcebispo pelo Papa Francisco, por orientação e recomendação do Padre Deusdédit, que acabou sendo o orientador espiritual de nossa Pastoral, deveriaos continuar nos reunindo, dialogando quanto aos rumos de nossa caminhada, amadurecendo as idéias até que chegasse o momento oportuno para a sua estruturação formal.

Com a nomeação e posse do novo Arcebispo, Dom Mario Antônio, em 01 de Maio de 2022, um novo alento, como um sopro de ânimo, de esperança e de confiança aconteceu o que favoreceu para darmos outros passos decisivos até que fosse possível estruturar a Pastoral da Ecologia Integral na Arquidiocese de Cuiabá.

Assim, iniciava uma caminhada de fé, de esperanca, diálogo e participação de um grupo ainda pequeno de pessoas, leigos, leigas e também alguns sacerdotes e religiosas, pessoas dedicadas, comprometidas e corajosas em busca de um melhor cuidado com a Casa Comum, tendo por base os textos Sagrados (a Bíblia), a Doutrina Social da Igreja, os ensinamentos contidos nas várias Encíclicas, principalmente na Laudato Si, na Exortação Apostólica Querida Amazônia e nos ensimantos, exortações e magistério do Papa Francisco.

Finalmente em 17 de setembro de 2022, conseguimos estruturar a primeira PEI - Pastoral da Ecologia Integral desta vasta região compreendida pelo Centro Oeste e Amazônia, tendo sido escolhida uma Coordenação provisória composta de 13 pessoas que não tem medido esforços para estimular e continuar esta jornada.

Cabe destacar que no dia 24 de Setembro de 2022, em uma missa especial na Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá, o nosso Arcebispo Dom Mário, fez o ENVIO da Pastoral, uma maneira oficial e formal de reconhecer a PEI como parte integrante da estrutura da Arquidiocese.

Sempre em nossas reuniões tem sido enfatizando que estamos organizando uma Pastoral que faz parte da estrutura da Igreja, não sendo, portanto, uma ONG ambientalista, um grupo político partidário, uma empresa de consultoria ou uma organização commercial.

Como todas as Pastorais, a PEI é, também um instrumento de evangelização da Igreja, que atua de maneira transversal e articulada com todas as demais pastorais, tendo em vista a exortação do Papa Francisco na Encícilica Laudato Si, quando fala em relação ao meio ambiente, `a ecologia integral que “tudo esta interligado, nesta casa comum” e que “não existem duas crises, uma econômica/social e outra ambiental, mas uma única e complexa crise socioambiental”.

A Pastoral da Ecologia Integral tem sua mística, seu carisma, sua missão, seus fundamentos, seus objetivos geral e específicos, que devem nortear seus projetos e ações, enfim, sua caminhada na defesa da ecologia integral, de todas as obras da criação, no compromisso e defesa dos pobres e excluidos, coerente com a “opção preferencial pelos pobres”, que a Igrreja tem feito, com a defesa da vida e dos grupos sociais que mais sofrem com os impactos e consequências da degradação ambiental, da destruição da biodiversidade, das mudanças climáticas e também o compromisso impostergável com a Justiça Ambiental e a Justiça Intergeracional, ou seja, com as próximas gerações, que viverão em um planeta extremamente doente, se nada for feito para barrar este processo de degradação e destruição.

Todavia, como sempre tem enfatizando o Papa Francisco, precisamos unir esforços na caminhada em defesa do Planeta Terra que está em perigo permanente devido ganância de alguns poderosos e `a irracionalidade dos atuais modelos econômicos que não respeitam nem os trabalhadores, nem os consumidores e muito menos a natureza. Neste sentido, a PEI mesmo sendo um instrumento de evangelização da Igreja Católica, está aberta `a participação de cristãos (católico e evangélicos) e também aos não cristãos (demais religiões, credos e filosofias), ao diálogo inter-religioso e ecumênico, por reconhecermos a importância da união de esforços para melhor cuidar da Casa Comum, tendo por base a máxima que enfatiza de que só juntos salvaremos o planeta, separados e omissos, todos seremos vítimas desta catástrofe anunciada.

Cabe, finalmente, ressaltar que, mesmo antes da organização formal da PEI, já estavamos participando de diversas ações relacionadas com as questões ambientais/ecológicas como nas comemorações do Dia da Terra, Dia dos povos indigenas, Dia da Árvore, na Novena do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, nas celebrações do Tempo da Criação, no dia de São Francisco de Assis, ou seja, em atividades da Igreja.

Após a formalização da PEI na Arquidiocese de Cuiabá, estamos dando diversos passos para sua consolidação e fortalecimento. Entre esses passos/ações, podemos destacar as visitas que foram realizadas por equipes da PEI `a diversas Paróquias, como forma de sensibilizar, motivar e esclarecer os párocos quanto `a importância desta Pastoral na dinâmica das ações em defesa do meio ambiente, base para a seleção/escolha de pessoas das paróquias para que possam passar por um curso de formação de agentes da PEI e organizem os Núcleos Ecológicos Paroquiais, base para a ação pastoral.

A PEI também, ajudou a articular e participou ativamente de um ato ecumênico/inter religioso e na mobilização popular, um esforço coletivo em defesa do Rio Cuiabá e do Pantanal, contra a construção de seis barragens - pequenas centrais hidrelétricas no mesmo rio, que redundou na rejeição/derrubada do Veto do Governador do Estado `a Lei aprovada pela Assembléia Legislativa que proibe a construção de tais barragens.

Como mais um passo, em nossas ações daremos continuidade `as visitas `as paróquias e no final de março próximo, dia 26, a PEI realizará um Retiro Espiritual-ecológico de um dia todo, tendo como tema o Tempo da Criação, para aprofundarmos a mística, os fundamentos e a missão da Pastoral e fortalecer a participação das pessoas na caminhada que estarmos empreendendo em defesa da Ecologia/meio ambiente no território de nossa Arquidiocese que abrange 8 municípios da Baixada Cuiabana e que tem o Rio Cuiabá e o Pantanal como suas referências geográfica e ambiental, com inúmeros problemas e desafios ecológicos, ante os quais, como cristãos e católicos, não podemos permanecer, completamente alheios e omissos como ainda acontece.

Também já esta sendo programado para os dois últimos domingos de maio e o primeiro domingo de junho, um Curso Intensivo de Formação de Agentes da Pastoral da Ecologia Integral, a ser realizado em tempo integral, para que pessoas das diferentes paróquias e comunidades possam aprofundar seus conhecimentos e a metodologia de ação da PEI.

Além disso a PEI realizará algumas ações em comemoração `a Semana do Meio Ambiente em junho e outras mais no decorrer da celebração do Tempo da Criação, entre 01 de setembro até dia 04 de Outubro, Dia de São Francisco de Assis.

Também havera algumas ações em comemoração ao Dia da Amazônia, Dia do Cerrado e Dia do Pantanal, os tres biomas que fazem parte do territorio de Mato Grosso e que tem sido degradados e destruidas impiedosamente nas últimas decadas.

Além disso, como representante da PEI participei da última Assembléia do Regional Oeste 2, da CNBB em Cuiabá, em setembro de 2022, quando houve a oportunidade de um informe por dez minutos, ocasião em que foi feita uma reflexão sobre a PEI Arquidiocese de Cuiabá e também o desafio que cointinua sendo a estruturação desta Pastoral no âmbito de todas as demais Dioceses em Mato Grosso, que, como bem sabemos tem sofrido com varios desafios e problemas ambientais/ecológicos.

Como resultado, foi aprovada a idéia/proposta de que as Dioceses e o Regional Oeste 2, da CNBB, irão aprofundar as reflexões baseadas na Encíclica Laudato Si, para que em um futuro, não muito longínquo, a Pastoral da Ecologia Integral esteja realmente presente em todas as Dioceses e possa cumprir seu papel de ser elo propulsor de um maior engajamento da Igreja no cuidado com a Casa Comum e no enfrentamento de tantos e sérios desafios socioambientais/ecológicos, presentes, tanto em Mato Grosso, quando no Centro Oeste e na Amazônia.

Creio que a Igreja tanto enquanto Instituição, sua hierarquia quanto representada pelos fiéis, leigos e leigas, que também são cidadãos e cidadãs, não pode fechar os olhos e os ouvidos para a gravidade desses desafios, sob pena de estarmos, como cristãos, cometendo o pecado da omissão, conforme tanto enfatiza o Papa Francisco em seu magistério. Somente após reconhecermos o “pecado ecológico”, podemos dar o passo seguinte que é a conversão ecológica, que, também, como enfatiza o Sumo Pontífice, não é apenas uma conversão individual, mas sim, uma conversão comunitária e, acrescento eu, uma conversão planetária.

Precisamos ver e ouvir os gritos da terra e dos pobres, que se misturam, como sempre tem dito o Papa Francisco em relação `a crise socioambiental que se abate sobre o planeta e em todas as localidades, inclusive no território da Arquidiocese de Cuiabá.

O nível e a velocidade como avançam a destruição da natureza e a degradação dos biomas e dos ecossistemas no territorio de abrangência de nossa Arquidiocese e em Mato Grosso, não nos permitem continuar alheios, omissos `as suas consequências, que produzirão mais exclusão, mais pobreza, mais fome e mais miséria, tanto para as atuais quanto e, principalmente, para as próximas gerações.

Precisamos “pensar globalmente e agir, de forma vigorosa, localmente”. Não podemos continuar assistindo passivamente tantas agressões e destruição como acontece nos tres biomas existentes em Mato Grosso e no território de nossa Arquidiocese: Pantanal, Cerrado e Amazônia. Nossos rios e a nossa biodiversidade estão morendo, sendo destruidos pela ganância de uns poucos, em detrimento da vida e do bem estar da maioria da população.

Foi por isso e para isso que surgiu e deverá agir a Pastoral da Ecologia Integral na Arquidiocese de Cuiabá. Um caminho longo, desafiador, cheio de dificuldades e obstáculos, mas que com esperança, coragem, compromisso cristão, muita fé, sinodalidade, compaixão, espiritualidade ecológica e participação haverá de vencer!

Nesta caminhada estaremos sempre atentos aos ensinamentos do Papa Francisco quando diz “Segundo a compreensão cristã da realidade, o destino da criação inteira passa pelo mistério de Cristo, que nela está presente desde a origem. Tudo foi criado por Ele e para Ele, pois Jesus vivia em plena harmonia com a criação”.

Esta é a base da Espiritualidade Ecológica que deve estar presente e nortear as nossas ações enquanto integrantes ativos, com consciência sociotransformadora e partícipes da Pastoral da Ecologia Integral da Arquidiocese de Cuiabá.

JUACY DA SILVA, 80 anos, professor titular e aposentado UFMT, sociólogo, mestre em sociologia, ambientalista, articulador da PEI no Centro Oeste e Assessor da PEI – Arquidiocese de Cuiaba. Email profjuacy@yahoo.com.br Instagram @profjuacy Whats app 65 9 9272 0052.



URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/artigo/1531/visualizar/