Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
Geral
Domingo - 30 de Abril de 2023 às 18:36

    Imprimir


A Agricultura Familiar é um setor importante da economia brasileira, sendo responsável por grande parte da produção de alimentos consumidos pelas cidades. Nos últimos anos dos governos Lula e Dilma, houve um avanço significativo no apoio à Agricultura Familiar por meio de políticas públicas, e agora, há uma grande expectativa para esse mandato que está se iniciando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Diversos programas foram criados para valorizar e apoiar a Agricultura Familiar, como o Luz para Todos, que levou energia elétrica a regiões rurais, o Programa Nacional de Habitação Rural, que promoveu a construção de casas para agricultores familiares, e o Pronaf, que facilitou o acesso ao crédito para a produção.

Além disso, medidas como a obrigatoriedade da compra de 30% da merenda escolar de origem da Agricultura Familiar e o Pronaf Jovem e Mulher contribuíram para incentivar a permanência dos jovens e mulheres no campo, garantindo a continuidade da produção familiar.

No entanto, mesmo com esses avanços, a Agricultura Familiar ainda enfrenta desafios para entrar no ciclo do desenvolvimento e ter sua valorização garantida. Um desses desafios é a titulação de terras, dos assentamentos, e, especialmente das comunidades tradicionais, que ainda enfrentam problemas de regularização fundiária.

Outro problema é a falta de incentivos para a conservação de estradas, manutenção de pontes e apoio para o transporte e comercialização da produção. Muitos agricultores familiares têm dificuldade em escoar seus produtos e, por isso, acabam enfrentando dificuldades financeiras.

Além disso, muitos jovens estão deixando o campo em busca de melhores oportunidades na cidade, o que contribui para o envelhecimento da população rural e para a falta de mão de obra qualificada na produção. A classe política brasileira também precisa assumir seu papel na valorização da Agricultura Familiar e criar políticas de apoio mais consistentes e duradouras.

É fundamental que o governo e a sociedade como um todo reconheçam a importância da Agricultura Familiar e trabalhem juntos para garantir a sua valorização e desenvolvimento sustentável. Afinal, é a Agricultura Familiar que alimenta a cidade e garante a segurança alimentar do país.

Davi de Paula é Radialista e Jornalista. @davidepaulaimprensa



URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/artigo/1540/visualizar/