Biblioteca Pública Digital nunca será desativada
Há alguns dias recebi um e-mail que me preocupou. Fui checar a origem e descobri que era de fonte segura. Mesmo assim, caí numa armadilha, ou melhor, caímos. O e-mail em questão, identificado como “Biblioteca Digital”, na verdade, já circula pela internet desde 2004 e diz que a biblioteca digital Domínio Público (www.dominiopublico.gov.br) será desativada por falta de acesso. Como milhares de pessoas diante desta informação, e considerando-a autêntica, fiquei indignada.
Resolvi então enviar o e-mail para alguns amigos e colegas de trabalho, que também se preocuparam com a desativação da biblioteca digital. Daí, surgiu a ideia de publicarmos no nosso site (Seduc), uma matéria incentivando a todos o acesso à biblioteca digital e, ao mesmo tempo destacando, a sua importância, uma vez que a mesma disponibiliza acervos riquíssimos e todo tipo de arte.
A matéria teve ampla repercussão. E foi essa repercussão que nos levou à descoberta, que o tal e-mail “Biblioteca Digital” é falso, seu conteúdo é mentiroso, e que o mesmo é mais uma das incontáveis “pegadinhas” que circulam pela internet.
A verdade é que não há riscos do site www.dominiopublico.gov.br ser desativado. O mesmo é mantido pelo Ministério da Educação e tem, felizmente, um volume excepcional de acessos.
Apesar do engano inicial que gerou a matéria que publicamos no site da Seduc, a nossa iniciativa foi valiosa, porque ressaltamos que a biblioteca digital é um patrimônio público, acessível e importante para nossa cultura. Um patrimônio que sempre teremos à nossa disposição, bastando um simples “clic” para o acessarmos.
O Portal Domínio Público é a maior biblioteca virtual do Brasil. Criada em 2004, oferece acesso de graça a obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação autorizada e perfazem um acervo de mais de 123 mil obras (dados de junho de 2009).
Esse espaço virtual se constitui em referências para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.
Telma Regina Oliveira Peres - técnica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e coordenadoria de Projetos Educativos/Superintendência da Educação Básica (Sueb)