Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
Geral
Segunda - 05 de Abril de 2010 às 19:16
Por: Jeverson Missias

    Imprimir


Jeverson Missias
Jeverson Missias

Quando assumimos há dois anos a direção do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande, tínhamos a missão não só de reestruturar o órgão, mas também de concretizar o desejo firmado pelo nosso prefeito Murilo Domingos, de levar água a toda população várzeagrandense.

Tendo esse compromisso como meta posso afirmar hoje, que esses últimos 24 meses de trabalho foram positivos e conclusivos para a Gestão, pois, conseguimos alocar todos os recursos necessários para realizarmos as maiores intervenções urbanas em saneamento básico das últimas décadas em Várzea Grande.

Construímos e inauguramos o Reservatório Apoiado (RAP), localizado no bairro da Manga, na Avenida 31 de Março. Ele possui capacidades para o armazenamento de seis milhões de litros de água, atendendo 58 bairros e 25 mil famílias. Também concluímos 95 quilômetros de rede adutoras de água sendo dois desses quilômetros com recursos próprios do Departamento e temos material comprado para a execução de outros quatro quilômetros. Também fizemos inúmeras redes residenciais com a instalação de cavaletes e hidrômetros. Significa dizer que 50% da população de Várzea Grande hoje, possui acesso universal à distribuição de água.

Além de adutoras, subadutoras, novas redes e reservatórios, que já foram instaladas e outras que aguardam a liberação das obras do Programa de Aceleração para o Crescimento (PAC) para distribuir por gravidade água aos bairros do lado direito no sentido da Avenida Alzira Santana, teremos outros 50% da população de Várzea Grande atendida.

Também reformamos a Estação de Captação de Água bruta da rua Brasília e, desenvolvemos obras pontuais, onde bairros inteiros, a exemplo do Santa Clara, Cohab Jaime Campos, Hélio Ponce, Vila Rica, Unipark e demais bairros da região do Grande Cristo Rei que tiveram a interligação da rede de abastecimento com o novo RAP e deixaram de ser abastecidos por poços artesianos. Os moradores do Grande Cristo Rei de uma maneira geral, da Guarita e Nova Ypê, tiveram sim uma melhora considerável no abastecimento.

No bairro São Simão está sendo construído um Reservatório Apoiado com capacidade para quatro milhões de litros e também quatro reservatórios apoiados no São Mateus.

Quanto à rede de esgoto, em Várzea Grande, apenas 10% das residências possuem esgotamento sanitário. Para melhorar esse quadro, conseguimos incluir no PAC obras que atenderão a 40% do município. Também investimos no tratamento da lagoa biológica do bairro ‘15 de Maio’ e para o Parque do Lago a implantação de uma ETE que terão cinco estações elevatórias e uma rede de esgoto de 60 quilômetros.

Não poderia deixar de mencionar a melhora nos serviços de atendimento à população, oferecidos pelo DAE. Além de reformas da estrutura física da sede e escritórios com refeitório e banheiros, uniformização dos funcionários e, aquisição de frota de veículos, implantamos um serviço gratuito de 0800, que hoje é principal elo de entre o DAE e à população.

Reiteramos também os princípios e valores que nortearam nossa administração frente ao DAE nos últimos dois anos. O rigoroso controle orçamentário e a austeridade na aplicação dos recursos evidenciados no compromisso que assumimos com a sociedade e, essas práticas estão nos resultados alcançados pela nossa gestão.

As conquistas de colocar as contas em dia, ampliar a rede de água e projetar um abastecimento para o crescimento da cidade nos próximos anos foram resultados de um esforço coletivo norteado por Murilo Domingos. E, a mesma orientação continua a balizar nossos passos.

Deixo a frente do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande sabendo que este órgão continuará a prestar mais e melhores serviços aos cidadãos. É importante destacar ainda que esse processo está associado ao Modelo de Gestão adotado pela Prefeitura, que respeita a cidade e suas conquistas, promove a participação popular, constrói mudanças, promove a inovação e projeta o futuro, sempre com respeito aos valores tradicionais.

Por último, quero agradecer a cada um dos amigos servidores públicos de Várzea Grande que nos acompanharam em mais essa empreitada. Meu muito obrigado!


* Jeverson Missias
Ex-presidente do DAE e Ex-secretário de Comunicação da Prefeitura Municipal de Várzea Grande-MT



URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/artigo/766/visualizar/