Onofre Ribeiro
Artimanha
Algumas notícias soam como boas, ótimas e populares à primeira vista. Mas podem ser ‘bombas’ revestidas por belas embalagens. Parece ser o caso da ‘transferência’ de recursos do Hospital Julio Muller para o novo Pronto-Socorro da Capital, que passaria a acumular os serviços da unidade universitária. Para a UFMT (leia artigo na página 2 desta edição), trata-se de uma estratégia para não finalizar o novo Julio Muller, onde já foram gastos mais de R$ 8 milhões.
Protesto
O governador Pedro Taques (PSDB) fez uma visita à sede do Indea na última sexta-feira. Mais do que qualquer picuinha nos bastidores políticos, um fato o incomodou: ao chegar ao prédio, passou a cumprimentar os servidores lotados no órgão, como é de praxe em suas ações externas. Dois deles, no entanto, se recusaram a estender a mão ao governador. Em seu discurso minutos depois, Taques fez questão de lamentar o ocorrido publicamente.
Cachaça
O ministro Blairo Maggi segue sua agenda externa na tentativa de ampliar as relações comerciais com vários países. Em Berlim, Maggi se reuniu com representantes da Alemanha, Lituânia e Nova Zelândia. Em relação ao país sulamericano, o ministro fez um pedido em especial: a revogação de uma decisão paraguaia sobre as bebidas, que impacta diretamente no reconhecimento da denominação da Cachaça brasileira. Nos EUA, por exemplo, a cachaça era vendida como ‘Brazilian Rum’ (Rum Brasileiro) até 2013.
Reação
O Sindicato os Servidores Públicos da Saúde e do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso criticou as últimas declarações feitas pelo deputado estadual, Adalto de Freitas Filho (Daltinho/SD) sobre o funcionalismo.
As críticas do Sisma são referentes aos posicionamentos ‘contra os servidores e a luta por melhorias salariais’, segundo nota do sindicato. Daltinho disse que se os servidores estão descontentes - no sistema público - que migrem para a iniciativa privada.
Ataque
Certamente se referindo ao RGA, o sindicato disse que o deputado estadual “vem demonstrando o oposto de seu antecessor e chega defendendo com unhas e dentes o Governo do Estado e suas mazelas. Além disso, o Sisma subiu o tom e citou problemas que o parlamentar teve com a Justiça no passado.
Poucas e Boas
A Prefeitura de Sinop lança na segunda-feira (23) o mutirão contra a dengue, que contará com a limpeza nos bairros e conscientização da população no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
O lançamento da ação será às 14h, no auditório da Câmara Municipal. Considerada como prioridade no início de gestão, a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), determinou a realização do trabalho conjunto entre as equipes das secretarias de Saúde, Obras e Meio Ambiente no combate ao mosquito.
Problema crônico em Chapada dos Guimarães, a falta de água, especialmente em períodos festivos, pode estar perto do fim. É o que espera a prefeita eleita do município, Thelma de Oliveira, que recebeu a garantia do governador de que duas novas estações de captação serão construídas, aumentando a capacidade de tratamento para 100 litros por segundo. Thelma ressaltou que a água sempre foi um problema, e o caso fica ainda mais grave nos períodos de festas, como Carnaval e Festival de Inverno.
O prefeito Emanuel Pinheiro se comprometeu a reativar a Mesa Municipal Permanente de Negociação do SUS Cuiabá, que terá uma série de desafios entre eles as discussões em torno de questões como a humanização da saúde para usuários e trabalhadores, a desprecarização do trabalho e a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários Único, da Saúde. “Nosso grande desafio é promover a estruturação, humanização e eficiência dos serviços. Temos que melhorar aquilo que já dispomos, antes de lançar novas obras e projetos”, disse.