Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
Geral
Domingo - 19 de Março de 2017 às 23:07

    Imprimir


Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso
Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso

No correr desta semana escrevi um artigo com o título "38 anos", registrando a data de posse do primeiro governador de Mato Grosso depois da divisão do estado. Recontei um pouco da história da época. Escrevi pensando: "as pessoas podem pensar que estou sem assunto". Escrevi. Impressionou-me a quantidade de manifestações que recebi por e-mail, pelo facebook, pelo twitter, pelo telefone e pessoalmente. Até alguns depoimentos emocionados. Verdadeiro amor à terra e à história. Confesso que me emocionei.

Passei o resto da semana avaliando. Resolvi escrever mais um pouco sobre o tema. Cheguei a Mato Grosso aos 32 anos em 25 de agosto de 1976. Vim de Brasília pra trabalhar no Governo do Estado que vivia uma profunda crise na relação das regiões Norte e Sul. Ou, entre Cuiabá e Campo Grande, que resumiam aquele velho Mato Grosso. Tanto do ponto de vista político, como cultural, econômico, geográfico e sociológico. Eram dois mundos que falavam línguas diferentes, mas faziam parte do mesmo território político. Só!

Como funcionário do Departamento de Divulgação do Governo de Mato Grosso Sedimat, viajei incontáveis vezes para o Sul em comitivas do governo. Ambiente sempre tenso. Duas cidades eram especialmente carinhosas conosco: Três Lagoas e Corumbá. De algum modo se pareciam com Cuiabá. Corumbá era mesmo uma extensão de Cuiabá. No passado as navegações que ligavam Cuiabá ao Brasil passavam por lá. Era um porto importante também e abastecia a capital de mercadorias. Campo Grande era especialmente hostil. Muitos constrangimentos. O governa dor Garcia Neto tinha muito de diplomata e engolia os desaforos.

Quanto mais a divisão de 1977 se aproximava mais o clima ficava hostil. Os líderes políticos do Sul eram fortes militantes da divisão e precisavam atender às aspirações dos eleitores de lá. Atacavam os líderes e o governo sediados em Cuiabá. A imprensa era francamente apoiada pela ideia divisionista e reproduzia o jogo político a favor do Sul. Finalmente, passada essa fase de sufoco, eis que o presidente da República, general Ernesto Geisel, anunciou em abril de 1977 o envio ao Congresso da Lei Complementar 31 que estabelecia a separação das duas regiões. Um monstrengo essa proposta de lei.

Em 1º. de janeiro de 1979 o Norte e o Sul se separaram e nasceram os novos estados. Um novo e outro, o nosso velho Mato Grosso. Mas isto é conversa pro artigo de amanhã...

Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso. E-mail: onofreribeiro@onofreribeiro.com.br www.onofreribeiro.com.br



URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/artigo/841/visualizar/