Claudinet Coltri Junior
Comportamento e sucesso
Imagine algumas pessoas de sucesso, tais como: o grande piloto Airton Senna, Silvio Santos, Madre Tereza de Calcutá, Ronaldo Fenômeno, Gandhi, dentre tantas outras. Por que elas ficaram famosos? O que fez com que atingissem o sucesso? Existem alguns fatores. Um deles (mas não o único): competência.
Pensando nisso, podemos atingir o nosso sucesso, também?
Claro que sim. Para isso, precisamos ter foco naquilo que queremos, buscar o devido preparo (competência), mostra-lo e trabalhar para que aqueles que possam decidir se nos dão, ou não, o direito de colocar nossas competências em prática, nos digam sim. Para isso, então, precisamos geri-las.
Dentre tantas metodologias que trabalham essa questão, prefiro as que separam as competências técnicas das comportamentais. E qual a diferença?
A competência técnica é aquela que você tem domínio daquilo que realmente precisa fazer, seja pelo cargo que ocupa, seja pelos seus objetivos profissionais, sejam aqueles necessários para realizar quaisquer coisas que queira ou necessite realizar. Um desenvolvedor de sistema precisa conhecer os códigos, hardwares, enfim, as ferramentas de programação. Um médico precisa conhecer as doenças, seus sintomas, métodos de diagnósticos, prognóstico da doença, farmacologia para tratamento, dentre outras.
Já a competência comportamental está ligada às atitudes ligadas às questões profissionais. Proatividade, liderança, capacidade de trabalhar em equipe, relacionamento interpessoal, busca pela excelência, determinação, por exemplo, estão entre elas. Sendo distintas, se complementam? Sim!
Voltando às pessoas listadas no início do artigo. Elas são muito boas no que fazem, sem dúvida. Plena competência técnica. Mas, qual o fator determinante para alcançarem esse nível? O Senna, por exemplo, era exímio piloto. Debaixo de chuva, então, nem se fala. Muitos acreditam que ele tinha o dom de dirigir sob tempestade. Não tinha. Porém, ainda no kart, quando começava a chover, ele ia direto para a pista para eliminar sua deficiência. Isso é determinação, foco em resultado, liderança sobre si mesmo, enfim, é atitude. É questão de comportamento condicionado a fazer o que é preciso ser feito.
Dessa forma, a competência comportamental é o alicerce para a competência técnica. Ela é determinante na vontade e na decisão de fazer o que precisa ser feito para se tornar excelente naquilo que você escolheu para si. Pense nisso, se quiser, é claro!
Claudinet Coltri Junior é professor, palestrante, consultor organizacional e educacional, professor e diretor da Nova Hévila Treinamentos. Website: www.coltri.com.br - E-mail: coltri@coltri.com.br facebook.com/coltrijunior.