Aeroporto Marechal Rondon suspende voo por falhas na iluminação
Esta foi a terceira vez em apenas 15 dias que a pista do Marechal Rondon precisou ser interditada por conta de problemas no chamado sistema de balizamento.
Segundo a Infraero, por volta das 21h30 a pista voltou a operar normalmente, mas as causas da falha – que acometeu a iluminação em metade do comprimento dela – ainda são desconhecidas.
De acordo com a Infraero, ente os casos de cancelamentos de voos estão os de jatinho e de um avião com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que deveriam pousar no Marechal Rondon e acabaram sendo redirecionados para o terminal de Rondonópolis, cidade a 218 km de Cuiabá.
O paciente que estava na UTI teve de ser encaminhado para a capital a bordo de uma ambulância.
A situação demorou cerca de duas horas para ser regularizada. Dentro do terminal, passageiros receberam a informação do atraso ou do redirecionamento de seus voos. Mesmo após a regularização do balizamento da pista, a Infraero ainda não teve condições de identificar as causas da nova falha.
Da última vez, a Infraero analisou o apagão do dia 23 de janeiro e chegou à conclusão de que a falha ocorreu devido a raios e forte chuva. Conforme pesquisa recente da Secretaria de Aviação Civil, ligada à Presidência da República, o Marechal Rondon é o pior aeroporto do país, na visão dos passageiros.
Conforme cronograma da Infraero, até as 12h desta sexta-feira estão previstos 18 pousos e 14 decolagens na pista do Aeroporto Marechal Rondon.