Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Segunda - 26 de Janeiro de 2015 às 16:09
Por: Redação com Assessoria

    Imprimir


 A Concessionária dos Serviços Públicos de Água e Esgoto da Capital, CAB Cuiabá, emitiu mais de 2 mil notificações por furto de água em 2014, um aumento de 42% nos registros em comparação com 2013, que teve 1.237 infrações registradas por fraudes no sistema de abastecimento.

O aumento dos números corresponde à intensificação da fiscalização, ação que ganhou reforço dentro do programa de combate às perdas e regularização do fornecimento de água para toda a cidade.


Quando a fraude é comprovada, o usuário é notificado, paga multa e o consumo retroativo aos meses em que utilizou a água de maneira indevida, além dos custos de um novo hidrômetro. Se for flagrado pela Polícia Civil, responderá por crime de furto, de acordo com o artigo 155, do Código Penal.

Prisões

De acordo com o gerente de gestão de clientes da CAB Cuiabá, Jorge Aquino, durante uma fiscalização realizada no bairro Santa Cruz, foi verificado em um empreendimento imobiliário em construção, para 160 unidades, a existência de uma ligação clandestina. O furto de água foi confirmado por policiais da Delegacia de Defesa do Consumidor e por peritos da Polícia Técnica (Politec), que acompanharam as fiscalizações.

“Diante da comprovação da irregularidade, o representante da construtora, acompanhou a fiscalização e identificação da irregularidade, teve a prisão em flagrante por delito de furto de água. A empresa pagou a fiança no valor de R$ 1.000,00 e o engenheiro foi liberado. O residencial em construção teve a ligação de água suspensa”, informou Aquino. A construtora responderá a processo por furto.

Outro caso registrado recentemente pela concessionária ocorreu no Altos da Serra, um dos bairros de Cuiabá com altos índices de irregularidades. “O morador foi notificado duas vezes e na terceira vez a polícia teve que agir e prender o responsável pelo furto, pois esta é uma prática criminosa passível de penalidade, já que causa sérios danos ao sistema público de distribuição de água, gerando desperdícios, vazamentos, aumento dos custos de manutenção das redes, contaminação da água e desabastecimento”, comentou o gerente de Gestão de Clientes.
 

Aquino reforça que a concessionária está ampliando as equipes para a fiscalização de fraudes em toda a cidade. “Temos um setor com equipes para atuar especificamente na fiscalização dos furtos de água”, destaca o gerente, ressaltando que entre as infrações mais comuns estão violação do lacre de corte, danos ao hidrômetro e desvios do ramal de água.

A fraude é caracterizada como qualquer infração causada propositadamente pelo usuário com o intuito de distorcer o real consumo de água.

Qualquer cliente que detecte uma fraude deve procurar a concessionária para regularizar sua situação. Quem faz a auto denúncia não tem nenhum custo pela regularização da ligação, ficando livre das multas.

Como denunciar suspeita de irregularidade?

A concessionária orienta que o melhor é regularizar a situação do que ser flagrado consumindo água indevidamente. Para isso o usuário deve procurar uma das três lojas de atendimento da companhia e regularizar a situação, pois caso seja constatada a fraude o usuário paga multa e ainda responde criminalmente.

Qualquer pessoa pode fazer a denúncia de fraude, não tendo necessidade de se identificar. Dessa forma o consumidor contribui para melhorar o abastecimento de água de toda a cidade.
As denúncias podem ser feitas pelo site da CAB Cuiabá, no www.cabcuiaba.com.br no canal Fale Conosco, pelo telefone 0800 646 6115 ou em uma das três lojas de da empresa.

Confira os endereços das lojas de atendimento:

 

- Unidade Ganha Tempo: Praça Rua 13 de Junho, nº 431, Centro;
- Unidade CPA: Rua Pará, nº 930, CPA 2;
- Unidade Coxipó: Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 5291, Parque Ohara (em frente à rodoviária do Coxipó).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/10256/visualizar/