Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Terça - 21 de Outubro de 2014 às 21:37

    Imprimir


Começou esta semana a verificação anual dos taxímetros de Cuiabá e Várzea Grande, realizadas pelo Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT). O instrumento instalado nos veículos é usado para medir o valor cobrado pelos serviços de taxis, com base em uma combinação entre distância e tempo gasto no percurso.

De acordo com o coordenador da agência do Ipem-MT, localizada no Distrito Industrial, Gilson Figueiredo, “é verificada a documentação referente ao instrumento e ao veículo. Também é realizado ensaio de pista para verificação dos valores estabelecidos em bandeira 1, 2 e hora parada, o estado e medidas dos pneus, placa de identificação do taxímetro e posição para leitura ideal do passageiro, indicadores do painel do instrumento, estado geral do mesmo”.

“Caso o taxímetro seja aprovado, recebe os lacres e etiqueta de verificação correspondente ao ano da verificação. Se reprovado é emitida uma notificação para as devidas correções ou em alguns casos o instrumento pode até ser apreendido”, ressalta o coordenador.

Gilson afirma que as verificações serão realizadas até o dia 30. O consumidor que se sentir lesado pode e deve solicitar qualquer serviço do Instituto, registrando sua denúncia através da ouvidoria.

O Ipem-MT é um órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e vinculado à Secretaria de Indústria, Comercio, Minas e Energia (Sicme-MT).






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/10835/visualizar/