Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Segunda - 22 de Setembro de 2014 às 06:15
Por: Gazeta Digital

    Imprimir


A cúpula da Segurança Pública de Mato Grosso está mobilizada na tentativa de localizar os 2 pilotos que foram sequestrados juntamente com o avião da candidata ao governo do Estado Janete Riva (PSD), roubado por volta das 11h30 deste sábado (20) em Pontes e Lacerda (448 Km a oeste de Cuiabá). Equipes do Grupo Especial de Fronteira foram deslocados para a Bolívia a fim de tentar encontrar pista do avião e dos pilotos. A Polícia Civil também investiga o caso e a Polícia Federal (PF) também foi informada do roubo a aeronave e sequestro dos pilotos.

De acordo com a dona do avião, 14 minutos antes de constatar o sumiço a aeronave do Aeroporto Municipal de Pontes e Lacerda, sua equipe chegou a contatar o piloto Evandro por telefone. Quando chegaram ao local para embarcar rumo ao município de Vila Bela da Santíssima Trindade, não encontraram o avião. Os celulares do piloto Evandro Rodrigues de Abreu e do co-piloto Rodrigo Frais Agnelli tinham sido desligados o que fez surgir a hipótese de sequestro. Existem suspeita de que 2 caminhonetes, uma prata e outra preta deram suporte aos criminosos que roubaram o avião.

Um segundo avião também usado na campanha de Janete havia decolado do mesmo aeroporto 15 minutos antes levando assessores da campanha. O piloto relatou que ao chegar em Vila Bela ouviu barulho de uma aeronave voando em direção à Bolívia. Ele disse que pelo barulho do motor seria o avião de Janete pilotado por Evandro. Após o sumiço, houve a tentativa de localizar o avião por meio do localizador, contudo o equipamento estava desligado, bem como os celulares dos pilotos. Não houve qualquer contato dos supostos sequestradores com familiares dos pilotos.

Janete disse em coletiva neste domingo que o avião tinha bastante combustível, suficiente para chegar até a Colômbia. Por este motivo, foi solicitado ao Grefron para expandir a área de buscas também àquele país. O governador Silval Barbosa (PMDB) foi acionado para fazer contato com autoridades bolivianas, pois a suspeita principal é que o avião tenha sido levado para o país vizinho, rota do tráfico internacional de drogas. Na maioria dos casos de sequestro de pilotos, os criminosos libertam as vítimas em pouco tempo, numa média de 3 dias.

Fora dos padrões

Há 2 anos e 8 meses não ocorria qualquer roubo de avião no aeroporto de Pontes e Lacerda. A aeronave modelo King Air C90GTI quase não é usada por traficantes, segundo a própria Janete Riva disse em coletiva, com base em levantamento de informações policiais. Também não tem na história qualquer registro de roubo de uma aeronave do modelo em questão na região. “Mas acreditamos que o alvo fosse realmente a aeronave”, disse Janete que não soube dizer o valor do avião e arriscou um palpite entre R$ 1.5 milhão a R$ 2 milhões.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/10999/visualizar/