Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Terça - 16 de Setembro de 2014 às 17:20
Por: Neusa Baptista

    Imprimir


Foto: Arquivo/Ilustrar
Joaquim Santana, presidente do SINTRAICCCM
Joaquim Santana, presidente do SINTRAICCCM
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM), Joaquim Santana, representará Mato Grosso na “Reunião Sindical para a promoção do Trabalho Decente no financiamento de Projetos de Infraestrutura e Obras Públicas”, que acontece na cidade de São Paulo, entre os dias 18 e 19 de setembro.

Além de discutir a Pauta Nacional Unificada dos Trabalhadores da Construção, o evento terá como tema central as condições de trabalho oferecidas aos operários nas obras públicas. O movimento sindical já realizou algumas reuniões com o governo federal a fim de reivindicar que a garantia de boas condições de trabalho nos canteiros de obras seja um dos pré-requisitos para o estabelecimento de contratos para obras públicas.

O encontro acontece na Confederação Sindical das Américas. Nas mesas de debate estarão sendo discutidos os temas: Revisão de Pauta Nacional Unificada dos Trabalhadores da Construção; Histórico de elaboração da Pauta Nacional Unificada dos Trabalhadores da Construção; Panorama da Negociação Coletiva no Setor da Construção; Elaboração da estratégia sindical sobre Pauta Nacional Unificada dos Trabalhadores da Construção; Financiamento público da construção no Brasil; Panorama das operações do BNDES no Setor de Infraestrutura; O ponto de vista sindical: problemas encontrados em obras financiadas com recursos do BNDES e da CAIXA; Análise de possíveis instrumentos de ação: Resolução 4.327 do Banco Central, políticas de sustentabilidade (GRI) e negociação ICM com Banco Mundial; Promoção do Trabalho Decente no Financiamento de Projetos de Infraestrutura e Habitação.

O evento é promovido pela Internacional dos Trabalhadores na Construção e Madeira (ICM), entidade internacional à qual o SINTRAICCCM é filiado.

 





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/11030/visualizar/