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EDUCAÇÃO
Sábado - 28 de Dezembro de 2013 às 10:03

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Instituída pela Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica completa cinco anos neste domingo, 29/12, revelando avanços significativos na educação brasileira. Com forte política de interiorização, a Rede conta atualmente com 459 unidades implantadas, 54 mil servidores e um milhão de matrículas, da formação inicial e continuada à pós-graduação.

Criada a partir de uma proposta revolucionária em educação profissional e tecnológica, na qual ensino, pesquisa e extensão são indissociáveis, em cinco anos a Rede acumula números importantes. Na educação técnica de nível médio, o total de matrículas saltou de 77.074, em 2008, para 534.853, em 2013. Já na educação superior, o Censo registra um aumento de 27,6% no total de matrículas, de 2010 para 2012.

As expectativas ganham dimensões ainda maiores para o futuro. Em 2014, serão 562 unidades em funcionamento, mas a intenção é alcançar o total de mil escolas em todo o Brasil, atingindo a média de uma para cada cinco cidades. Para isso, a Rede contará com mais investimentos do Ministério da Educação (MEC) que, desde 2009, empregou R$ 5,5 bilhões em obras e equipamentos.

Para o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Caio Mário Bueno Silva, os números não demonstram apenas o bom desempenho das instituições, mas, principalmente, revelam o importante papel social da Rede. "A inclusão social e a formação de cidadãos transformam vidas e contribuem para o desenvolvimento econômico do país, cada vez mais competitivo e inovador. Em cinco anos conseguimos alcançar resultados muito positivos, o que nos motiva a superar desafios e expectativas para que possamos manter essa tendência de evolução".

Composta de 38 institutos federais, dois centros federais, o Colégio Pedro II e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Rede atua em todos os níveis e modalidades da educação profissional e tecnológica e na formação de professores para a educação básica, desenvolve a pesquisa, a inovação e a extensão tecnológica, em sintonia com o setor produtivo.

Trajetória – Com 104 anos de experiência, a Rede foi construída gradativamente, desde 1909, quando o então presidente da República Nilo Peçanha criou 19 Escolas de Aprendizes Artífices que, após várias mudanças de nomenclatura e reordenamento, estão traduzidas nas instituições da Rede Federal.

Mato Grosso - O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) é uma autarquia instituída pelo Governo Federal e foi criado também por meio da Lei nº 11.892/2008.

Oriunda dos antigos CEFET’s Cuiabá e Mato Grosso, bem como da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres possui atualmente doze campi em funcionamento (Barra do Garças, Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, Cuiabá – Bela Vista, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Confresa, Juína, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sorriso e São Vicente), com quatro núcleos avançados (Campo Verde, Jaciara, Jauru e Sapezal) e com implantação de dois novos campi previstos para iniciarem as atividades até o segundo semestre de 2014 (Alta Floresta e Várzea Grande).

Além dessa estrutura, existe ainda a previsão de implantação de novas unidades em Mato Grosso, havendo já um diálogo bastante avançado para implantação nos municípios de Tangará da Serra e Diamantino.

Desenvolvendo com qualidade ensino, pesquisa e extensão, o IFMT oferta atualmente 73 cursos técnicos e 38 cursos superiores, possui mais de 17 mil alunos regularmente matriculados, conta com cerca de 1,4 mil servidores do quadro ativo permanente e tem um conjunto de docentes que é composto em sua maioria por mestres e doutores.

Além dos campi e núcleos avançados, o IFMT está presente em outros 15 municípios, por meio da UAB, ofertando ensino à distância para 900 graduandos e cerca de 7,4 mil alunos do programa Pró-funcionário.

Em um processo de contínua expansão, a previsão é de que até 2015 a instituição tenha cerca de 2,5 mil servidores e um total aproximado de 25 mil alunos regularmente matriculados.






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