Publicado em Quarta - 17 de Novembro de 2021 | por Assessoria Sintep-MT

Deputados podem ser atropelados pelo TJ se adiarem votação contra fechamento de escolas

Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso “dorme em berço esplêndido” um Projeto de Decreto, de número 13/2020 que susta os efeitos do Decreto 723/2020, que trata do redimensionamento (fechamento) de escolas. O PDL, anunciado para ser colocado em votação nesta quarta-feira (17/11) suspenso por falta de quórum legislativo, visa coibir os abusos do Governo Mauro Mendes na Educação, quando estabelece, de forma progressiva, a transferência de todos os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental para os municípios.

O decreto governamental foi realizado sem qualquer planejamento ou consideração das condições de financiamento do ente municipal, menor arrecadador que o estado, e que constitucionalmente está impedido de atender, para além da sua capacidade financeira.

Leia mais...

Foto: Josi Dias/Setasc-MT
Foto: Josi Dias/Setasc-MT

Escolas não podem negar matrícula a pessoas com deficiência

Publicado em Quarta - 17 de Novembro de 2021 | por Redação TA c/ Procon-MT

O Procon Estadual de Mato Grosso alerta pais e responsáveis de que, havendo vagas disponíveis, as escolas não podem negar matrícula ou rematrícula de pessoas com deficiência. O direito tem por base diversas leis, entre elas a Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Leia mais...
Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT
Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

Servidores contratados das escolas quilombolas debatem processo seletivo com governo

Publicado em Segunda - 15 de Novembro de 2021 | por Redação TA c/ Assessoria

Servidores contratados das escolas quilombolas de Santo Antônio de Leverger, Barra do Bugres e Nossa Senhora do Livramento recorreram ao governo do estado para sanar dúvidas sobre o processo seletivo para contratação de profissionais interinos para o próximo ano letivo. A reunião foi intermediada pelo deputado Eduardo Botelho, nesta sexta-feira (12), no auditório da Secretaria Estadual de Educação, em Cuiabá.

Eles tiveram a garantia de que o governo vai editar uma portaria, junto com representantes dessas escolas, exigindo que, após a seleção, o candidato ao cargo terá que passar por uma avaliação do perfil de acordo com a legislação vigente.

Gonçalina Eva Almeida de Santana, coordenadora pedagógica, na Escola Quilombola Tereza Conceição Arruda, da comunidade Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento, explicou sobre a preocupação dos interinos. O contrato vigente vai até o próximo dia 20 de dezembro.

Leia mais...
© Tomaz Silva/Agência Brasil
© Tomaz Silva/Agência Brasil

Enem 2021 terá medidas de segurança contra covid-19

Publicado em Segunda - 15 de Novembro de 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 terá medidas de segurança contra a covid- 19. Assim como na edição de 2020, o uso de máscara facial será obrigatório nos locais de aplicação. Participantes que estejam com covid-19 ou com outras doenças infectocontagiosas não devem comparecer ao exame e podem solicitar a reaplicação.

Leia mais...
Foto: David Borges
Foto: David Borges

Seduc inicia formação continuada para implantação do Novo Ensino Médio

Publicado em Segunda - 08 de Novembro de 2021 | por Redação TA c/ Seduc-MT

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) apresentou aos diretores, coordenadores, assessores pedagógicos e profissionais de unidades escolares, as principais mudanças da matriz curricular do Novo Ensino Médio. O evento foi realizado nesta segunda-feira (08.11), em Cuiabá.

Pensado no perfil dos jovens do século XXI, o encontro denominado “Foco no Ensino Médio” foi planejado para que, a partir do próximo ano letivo, além do ensino profissionalizante, os estudantes do primeiro ano possam contar os itinerários formativos empreendedorismo, iniciação científica, mediação e intervenção cultural e processos criativos pelo uso de diferentes linguagens.

Leia mais...
© Tânia Rêgo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Estudantes se preparam para segundo Enem do ano

Publicado em Terça - 02 de Novembro de 2021

Estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, aplicadas em janeiro e fevereiro deste ano, e ainda não conseguiram uma vaga no ensino superior, preparam-se para fazer o segundo Enem do ano. A menos de um mês para as provas do Enem 2021, marcadas para os dias 21 e 28 de novembro, eles contam que, apesar da ansiedade, sentem-se um pouco mais preparados para o exame.

O caminho não está sendo fácil. É a primeira vez que o exame é aplicado duas vezes no mesmo ano, por causa da pandemia da covid-19. Será também o segundo Enem de Kailane Kelly da Silva Brito, 18 anos de idade, valendo uma vaga no ensino superior. Antes disso, a estudante participou apenas como treineira, sem o diploma do ensino médio, para testar os conhecimentos.

“Na edição do ano passado, eu não obtive o resultado que eu esperava. Eu até conseguiria entrar em outros cursos, mas que não eram do meu interesse”, disse.

Leia mais...
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Na COP-26, governador apresenta estratégias para neutralizar carbono até 2035 em MT

Publicado em Terça - 02 de Novembro de 2021 | por Redação TA c/ Secom-MT

O governador Mauro Mendes apresentou, na tarde desta terça-feira (02.11), os avanços do Governo de Mato Grosso em relação à preservação ambiental e as estratégias para neutralizar a emissão de carbono no estado até 2035, 15 anos antes da meta global.

A apresentação ocorreu no painel “Cooperação Coordenada para Produção Sustentável e Conservação Florestal em Mato Grosso”, como parte da programação da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP-26), em Glasglow, na Escócia.

“Iniciamos hoje a participação do Estado de Mato Grosso aqui na COP-26. Tivemos uma conferência com a participação das entidades do terceiro setor, do Governo do Reino Unido, da Noruega, Holanda, e outras instituições que participaram de forma online”, relatou.

Leia mais...
Foto: David Borges Seduc MT
Foto: David Borges Seduc MT

É nesta segunda-feira retorno as aulas em Mato Grosso 100% presenciais

Publicado em Domingo - 17 de Outubro de 2021 | por Redação TA c/ Seduc-MT

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) reforça o convite aos pais que ainda não visitaram a unidade escolar, onde os filhos estão matriculados, para conhecer os trabalhos feitos para o retorno presencial com segurança. O anúncio do retorno das aulas 100% presenciais, acontecem a partir desta segunda-feira (18.10)

Leia mais...
© Marcello Casal JrAgência Brasil
© Marcello Casal JrAgência Brasil

INSS alerta contra golpes que prejudicam aposentados

Publicado em Terça - 12 de Outubro de 2021

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta para alguns tipos de golpe contra aposentados e pensionistas. Essa prática se tornou comum nos últimos anos em várias regiões do país. A maioria das situações ocorre por meio de ligação telefônica aos segurados ou envio de mensagens por e-mail.

Leia mais...
Foto: David Borges
Foto: David Borges

Seduc esclarece comunidade sobre mudanças em escolas do Grande Cristo Rei

Publicado em Quarta - 22 de Setembro de 2021 | por Redação TA c/ Seduc-MT

A secretaria de Estado de Educação esclarece que o redimensionamento da Educação Básica é uma ação de planejamento da rede pública estadual e municipal. É feito com base nas necessidades e particularidades de cada município.

Em Várzea Grande, a Seduc vai ceder o prédio da Escola Heroclito Leôncio Monteiro, no bairro Cristo Rei, para o município de Várzea Grande. O redimensionamento, neste caso, também envolve a Escola Estadual Dom Bosco, localizada na mesma região. Para tirar dúvidas da comunidade escolar e explicar como será essa etapa do redimensionamento, a Seduc realizou uma reunião na unidade nesta terça-feira (21.09).

Hoje, a Escola Heroclito Leôncio Monteiro possui 492 estudantes matriculados, sendo 241 nos anos iniciais do Ensino Fundamental e 251 nos anos finais do Ensino Fundamental.

Leia mais...