Publicado em Domingo - 17 de Março de 2024

Fies tem inscrições prorrogadas até esta segunda-feira

O Ministério da Educação prorrogou o prazo de inscrição para o processo seletivo do Fies do primeiro semestre do ano para próxima segunda-feira (18). O programa financia a graduação de estudantes em instituições privadas de ensino superior. Os interessados em participar devem se inscrever até antes da meia noite da próxima segunda, pelo horário de Brasília

Leia mais...
@ Marcello Casal Jr /Agência Brasil
@ Marcello Casal Jr /Agência Brasil

@ Lula Marques / Agência Brasil
@ Lula Marques / Agência Brasil

Senado aprova projeto com normas para ensino em tempo integral

Publicado em Terça - 12 de Março de 2024

O Senado aprovou, nesta terça-feira (12), projeto com normas para a educação em tempo integral no país. A proposta segue para votação na Câmara dos Deputados. O texto prevê que nessa modalidade de ensino os alunos devem permanecer, pelo menos, sete horas diárias ou 35 horas por semana na escola.

Leia mais...
O governador Mauro Mendes
O governador Mauro Mendes

Governador envia projeto para tornar obrigatório o uso de uniformes nas escolas estaduais

Publicado em Quarta - 28 de Fevereiro de 2024 | por Redação TA c/ Secom-MT

O governador Mauro Mendes acabou de enviar para a Assembleia Legislativa, na noite desta quarta-feira (28.02), o projeto de lei que torna obrigatório o uso dos uniformes nas escolas estaduais de Mato Grosso. De acordo com o governador, a proposição visa evitar episódios como o ocorrido na última terça-feira

Leia mais...

Secretaria Municipal de Educação de Nossa Senhora do Livramento/MT divulga editais de chamamento público para contratação temporária

Publicado em Domingo - 18 de Fevereiro de 2024 | por Redação TA c/ Ascom Pref Livramento-MT

A Secretaria Municipal de Educação de Nossa Senhora do Livramento/MT anunciou, na quinta-feira (15), a publicação de cinco editais de "chamamento público" com o intuito de contratar candidatos aprovados no recente Processo Seletivo 001/2023. Essa medida visa atender às demandas de excepcional interesse da referida secretaria, garantindo a continuidade e eficiência das atividades educacionais no município.

Os candidatos convocados por meio deste chamamento têm um prazo de oito dias, a contar deste dia 15 de fevereiro, para apresentar os documentos necessários na Secretaria Municipal de Educação.

Leia mais...
Assessoria/Seduc-MT
Assessoria/Seduc-MT

Estudantes da rede estadual de MT já podem se inscrever para o programa Jovem Senador 2024

Publicado em Terça - 13 de Fevereiro de 2024 | por Redação TA c/ Seduc-MT

Estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino já podem se inscrever no processo seletivo do Programa Jovem Senador 2024, realizado em parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e o Senado da República.

O Jovem Senador tem como objetivo incentivar os selecionados do ensino médio a conhecerem a estrutura e o funcionamento do Legislativo Federal no Brasil, além de estimular o relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal.

Podem participar os estudantes do ensino médio regular, de tempo parcial e integral, das modalidades campo/quilombola

Leia mais...

Nossa Senhora do Livramento Investe em Educação Integral para Crianças em 2024

Publicado em Quarta - 07 de Fevereiro de 2024 | por Redação TA c/ Ascom Pref Livramento-MT

Na última semana, o vice-prefeito de Nossa Senhora do Livramento, Thiago Almeida, e a secretária municipal de Educação, Maria Auxiliadora, anunciaram uma significativa mudança na abordagem educacional do município. As creches Iracilda Monteiro, localizada na sede, e Nilce Gomes, na comunidade de Ribeirão dos Cocais, passarão a funcionar em "tempo integral" a partir deste ano.

O objetivo principal dessa iniciativa é atender à crescente demanda da comunidade por uma educação que não apenas instrua, mas também proporcione um ambiente acolhedor e seguro para as crianças. O vice-prefeito, Thiago Almeida, enfatizou a importância desse passo inicial e manifestou a intenção de estender gradualmente o modelo de ensino integral para todas as creches e escolas do município.

Leia mais...
@ Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
@ Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Prazo para inscrições no Prouni é prorrogado até sexta-feira

Publicado em Quinta - 01 de Fevereiro de 2024

O prazo para os interessados em participar do processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni) fazerem sua inscrição será ampliado em um dia. As inscrições vão terminar às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (2) pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

São oferecidas 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos, de 1.028 instituições participantes.

Para se inscrever de forma gratuita, o participante precisa ter cadastro no login único do governo federal e criar uma conta no gov.br. Os resultados estarão disponíveis em 6 de fevereiro (primeira chamada) e 27 de fevereiro (segunda chamada).

Leia mais...
@ José Cruz/Agência Brasil
@ José Cruz/Agência Brasil

Ensino médio: Pé-de-Meia dará R$ 2 mil por ano a alunos de baixa renda

Publicado em Sexta - 26 de Janeiro de 2024

O presidente Luiz Inácio Lula reuniu a imprensa, na manhã desta sexta-feira (26), para detalhar o Programa Pé-de-Meia, que é uma espécie de poupança que o governo federal fará para os alunos de baixa rende que cursarem o ensino médio. O decreto com os valores e requisitos para receber os valores foi assinado pelo presidente Lula

Leia mais...
@ Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
@ Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Sisu: inscrições para 1ª edição de 2024 começam na segunda-feira

Publicado em Sexta - 19 de Janeiro de 2024

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024 começarão na próxima segunda-feira (22) e poderão ser realizadas até 23h59 de 25 de janeiro.Este processo seletivo oferta vagas em cursos de graduação, em todo o Brasil, disponibilizadas por instituições públicas de educação superior

Leia mais...
@ Marcelo Camargo / Agência Brasil
@ Marcelo Camargo / Agência Brasil

Alunos do 3º ano vão receber incentivo financeiro para fazer Enem

Publicado em Terça - 16 de Janeiro de 2024

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta terça-feira (16) que alunos do 3º ano do ensino médio vão receber incentivo financeiro para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dados da pasta mostram que cerca de metade dos estudantes que estavam concluindo o ensino médio em 2023 não participaram da última edição do Enem.

Leia mais...