Publicado em Quarta - 20 de Setembro de 2023 | por Redação TA c/ Secom CBA

Secretaria Municipal de Educação reforça cuidados com as altas temperaturas

Em razão das altas temperaturas registradas nos últimos dias em Cuiabá a Secretaria Municipal de Educação recomenda que as equipes gestoras usem umidificadores de ar nas salas de aula, incentivem a ingestão de líquidos pelos estudantes e que eles levem para sala de aula garrafas de água.

Leia mais...
Jorge Pinho
Jorge Pinho

@ Marcelo Camargo / Agência Brasil / Arquivo
@ Marcelo Camargo / Agência Brasil / Arquivo

Prazo para pedidos de reaplicação do Encceja acaba nesta sexta-feira

Publicado em Sexta - 01 de Setembro de 2023

Os participantes que - por problemas logísticos ou de saúde - não puderam fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 têm até esta sexta-feira (1º) para apresentar pedido de reaplicação da prova.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a oportunidade é voltada “apenas aos participantes que tiveram problemas logísticos no domingo, 27 de agosto, ou que apresentaram sintomas de doenças infectocontagiosas na véspera da aplicação”. As solicitações devem ser feitas por meio do Sistema Encceja.

Leia mais...
Emanoele Daiane
Emanoele Daiane

SME divulga lista de aprovados para o CEIC Clóvis Dias; Matrículas serão efetivadas de 16 a 18 de agosto

Publicado em Domingo - 13 de Agosto de 2023 | por Redação TA c/ Secom CBA

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Comissão Permanente de Organização da Demanda Escolar, divulga a lista de classificados para o CEIC Clóvis Dias Ferreira, instalado na região do Grande o Pedra 90, e que atenderá a regional Sul. Confira a listagem logo abaixo.

No total serão disponibilizadas 176 vagas para Maternal, Jardim I e II, para crianças na faixa etária de 1 ano e 1 mês a 3 anos e 11 meses de idade. Todas as solicitações foram analisadas pela Comissão, atendendo aos critérios de classificação estabelecidos no Decreto Nº 9.711, de julho deste ano.

Leia mais...

Governador e ministro Camilo Santana participam de reunião com secretários estaduais de Educação

Publicado em Quarta - 09 de Agosto de 2023 | por Redação TA c/ Seduc-MT

O governador Mauro Mendes e o ministro da Educação, Camilo Santana, participam da abertura da 2ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) nesta quinta-feira (10.08), no Malai Manso Resort, em Chapada dos Guimarães. O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, será o anfitrião.

Leia mais...
@Tânia Rêgo/Agência Brasil
@Tânia Rêgo/Agência Brasil

Professores apontam desafios da escola em tempo integral

Publicado em Domingo - 06 de Agosto de 2023

Na última quinta-feira (3), o município Mata de São João (BA) alcançou a meta de ter todas as matrículas das escolas municipais em tempo integral. O marco foi atingido com a inauguração da Escola Municipal Professora Angelina Rodrigues do Nascimento, na Praia do Forte. Na cidade, localizada na região metropolitana de Salvador, os alunos da educação infantil e do ensino fundamental passam pelo menos sete horas por dia na escola e têm atividades de esporte, cultura e sustentabilidade.

A modalidade tornou-se política pública nacional esta semana com a sanção da Lei 14.640/2023, que institui o Programa Escola em Tempo Integral. O governo federal irá investir R$ 4 bilhões para ampliar em 1 milhão o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica em 2023. A meta é alcançar, até 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas.

Leia mais...
Assessoria
Assessoria

Parceria entre Seduc e Hospital de Câncer garante continuação de estudos para crianças em tratamento

Publicado em Quinta - 03 de Agosto de 2023 | por Redação TA c/ Seduc-MT

Parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) com o Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT), por meio do projeto Classe Hospitalar, possibilita a continuidade da formação escolar das crianças que estão em tratamento na unidade hospitalar.

Leia mais...
Wesley Rodrigues
Wesley Rodrigues

Reativados pela Seduc, grêmios estudantis já estão presentes em 76% das escolas estaduais de MT

Publicado em Quinta - 03 de Agosto de 2023 | por Redação TA c/ Seduc-MT

Três anos após serem reativados pela Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (Seduc), os grêmios estudantis já foram implantados em 76,5% das 666 escolas estaduais, colocando o Estado como o mais ativo na democratização dos espaços escolares. O índice está bem acima da média nacional para escolas públicas, que é de 12,3%

Leia mais...
Assessoria
Assessoria

Expansão da educação em tempo integral incentivada pelo Governo Federal é realidade vivida por 80 escolas em MT

Publicado em Terça - 01 de Agosto de 2023 | por Redação TA c/ Seduc-MT

A regulamentação da Lei de Incentivo às Escolas de Tempo Integral, pelo Governo Federal, nesta segunda-feira (31.08), em Brasília, mostra que a educação pública em Mato Grosso está no caminho certo. O Governo do Estado tem investido na ampliação do sistema de escolas de tempo integral e já adotou o sistema em 80 unidades de ensino, que atendem mais de 24,5 mil alunos do ensino fundamental e médio.

“O repasse de mais recursos da União a partir deste ano, certamente vai contribuir com a ampliação do número de vagas

Leia mais...
© Tânia Rêgo/Arquivo/Agência Brasil
© Tânia Rêgo/Arquivo/Agência Brasil

Educação em tempo integral é bem recebida por gestores

Publicado em Terça - 01 de Agosto de 2023

O Programa Escola em Tempo Integral, cuja lei foi sancionada nesta segunda-feira (31) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi bem recebido por gestores e trabalhadores em educação. A perspectiva é que o programa atenda a uma demanda de aumento de matrículas em tempo integral e que, com isso, haja melhora nos resultados educacionais

Leia mais...
Presidente do Sintep/VG, Juscelino Dias de Moura
Presidente do Sintep/VG, Juscelino Dias de Moura

Fórum Sindical convoca servidores para manifestação contra falta de proposta salarial da gestão do Prefeito Kalil Baracat

Publicado em Quarta - 26 de Julho de 2023 | por Assessoria Sintep/VG

A insatisfação dos servidores públicos da prefeitura de Várzea Grande (VG) atingiu um ponto crítico devido à falta de responsabilidade, respeito e compromisso por parte do Prefeito Kalil Baracat e sua equipe de governo.

Após a promessa de apresentar uma proposta oficial de Revisão Geral Anual (RGA) de 4,36% até o dia 19/07, a gestão não cumpriu com o compromisso, o que gerou um sentimento de engano entre os trabalhadores.

Em resposta a essa situação, o Fórum Sindical convocou os servidores para um forte ato público/carreata nesta quarta-feira (26/07), às 7:30h

Leia mais...