Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
Iniciativa beneficia cerca de 2.900 profissionais em diversas escolas de Cuiabá e Várzea Grande.
Ações descentralizadas ampliam atendimento do Casies
O Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies) está capacitando os professores do ensino regular e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) das instituições de ensino do Estado, situadas em Cuiabá e Várzea Grande. O trabalho começou em maio deste ano e vai até o mês de agosto, em nove polos, com previsão de chegar a 2.880 profissionais da educação.
A formação envolve todos os docentes, não apenas os que atuam nas salas de recursos multifuncionais, pois entende-se que a inclusão acontece na sala regular. São 20h/aulas distribuídas em uma semana de programação. De 13 a 17 de junho será na região central de Cuiabá, com profissionais de seis escolas.
“A sala de recurso é um suporte à inclusão, daí a necessidade de todos os professores entenderem as questões da educação inclusiva, assumindo sua responsabilidade pedagógica com os alunos que necessitam de atendimento educacional especializa”, frisou a diretora do Casies, Valdite Heinzen.
Consiste na discussão de alternativas metodológicas que contribuem para a melhoria do ensino e aprendizagem dos alunos com deficiências e transtorno global do desenvolvimento matriculados na rede pública.
“A dinâmica e metodologia aplicada faz toda diferença no processo de ensino aprendizagem. O curso nos mostra que esse é o caminho da inclusão”, pontuou o diretor da Escola Estadual Pedro Gardes, em Várzea Grande, Paulo Sérgio Shimello.
Na unidade são atendidos 16 alunos especiais com diagnósticos, incluindo Síndrome de Down, baixa visão, cadeirantes, surdos. A disponibilidade do Casies em estar nos polos tem sido fator positivo para a adesão dos profissionais. “Dessa forma atingiu a merendeira, o agente de pátio, o secretário escolar. Houve a participação em massa”, destacou Paulo, que vivenciou a experiência na semana passada.
Sirlei Barbosa de Pinho, coordenadora da Escola Nadir de Oliveira, também destacou a importância do Casies estar indo ao encontro da demanda. “Tem colegas que nem conheciam o trabalho do Casies. A ação alcançou o objetivo, todos se interessaram em participar, se expandiu. A sala está acima da capacidade de pessoas. A equipe que ministra é outro fator importante, é muito experiente, dinâmica”, revelou Sirlei, ao destacar ainda, a exposição com materiais possíveis de serem usados com o público deficiente.
O trabalho do Casies é de prestar assessoria técnico-pedagógica às escolas da rede regular de ensino com capacitações nas áreas das deficiências como palestras, cursos para professores do ensino regular e do AEE, visando à discussão de alternativas e metodologias que contribuam para a melhoria do ensino aprendizagem dos alunos com deficiência.
Regiões
Para facilitar a participação de todos os professores, a formação foi organizada por regiões e lideradas por duas equipes do Pasi. Nesta semana (13 a 17.06) será na região Centro, na Escola Estadual Aureolina Eustáquia, envolvendo as escolas Rodolfo Augusto, João Briene, André Luiz da Silva, Dom Francisco de Aquino Corrêa e Filogônio Correia.
Na semana passada ocorreu em dois polos de Várzea Grande, um deles na Escola Nadir de Oliveira, com as escolas Porfiria de Paula, Maria Leite Marcoski, Ubaldo Monteiro, Mercedes de Paula Soda e Vasti Pereira da Conceição. E na Grande Cristo Rei, na Escola Sarita Baracat, com as escolas Salin Nadaf, Jose Mendes, Heroclito Leoncio Monteiro, D. Bosco e Demétrio de Souza. Posteriormente acontecerão nas regiões do Tijucal e Pedra 90.
A formação envolve todos os docentes, não apenas os que atuam nas salas de recursos multifuncionais, pois entende-se que a inclusão acontece na sala regular. São 20h/aulas distribuídas em uma semana de programação. De 13 a 17 de junho será na região central de Cuiabá, com profissionais de seis escolas.
“A sala de recurso é um suporte à inclusão, daí a necessidade de todos os professores entenderem as questões da educação inclusiva, assumindo sua responsabilidade pedagógica com os alunos que necessitam de atendimento educacional especializa”, frisou a diretora do Casies, Valdite Heinzen.
Consiste na discussão de alternativas metodológicas que contribuem para a melhoria do ensino e aprendizagem dos alunos com deficiências e transtorno global do desenvolvimento matriculados na rede pública.
“A dinâmica e metodologia aplicada faz toda diferença no processo de ensino aprendizagem. O curso nos mostra que esse é o caminho da inclusão”, pontuou o diretor da Escola Estadual Pedro Gardes, em Várzea Grande, Paulo Sérgio Shimello.
Na unidade são atendidos 16 alunos especiais com diagnósticos, incluindo Síndrome de Down, baixa visão, cadeirantes, surdos. A disponibilidade do Casies em estar nos polos tem sido fator positivo para a adesão dos profissionais. “Dessa forma atingiu a merendeira, o agente de pátio, o secretário escolar. Houve a participação em massa”, destacou Paulo, que vivenciou a experiência na semana passada.
Sirlei Barbosa de Pinho, coordenadora da Escola Nadir de Oliveira, também destacou a importância do Casies estar indo ao encontro da demanda. “Tem colegas que nem conheciam o trabalho do Casies. A ação alcançou o objetivo, todos se interessaram em participar, se expandiu. A sala está acima da capacidade de pessoas. A equipe que ministra é outro fator importante, é muito experiente, dinâmica”, revelou Sirlei, ao destacar ainda, a exposição com materiais possíveis de serem usados com o público deficiente.
O trabalho do Casies é de prestar assessoria técnico-pedagógica às escolas da rede regular de ensino com capacitações nas áreas das deficiências como palestras, cursos para professores do ensino regular e do AEE, visando à discussão de alternativas e metodologias que contribuam para a melhoria do ensino aprendizagem dos alunos com deficiência.
Regiões
Para facilitar a participação de todos os professores, a formação foi organizada por regiões e lideradas por duas equipes do Pasi. Nesta semana (13 a 17.06) será na região Centro, na Escola Estadual Aureolina Eustáquia, envolvendo as escolas Rodolfo Augusto, João Briene, André Luiz da Silva, Dom Francisco de Aquino Corrêa e Filogônio Correia.
Na semana passada ocorreu em dois polos de Várzea Grande, um deles na Escola Nadir de Oliveira, com as escolas Porfiria de Paula, Maria Leite Marcoski, Ubaldo Monteiro, Mercedes de Paula Soda e Vasti Pereira da Conceição. E na Grande Cristo Rei, na Escola Sarita Baracat, com as escolas Salin Nadaf, Jose Mendes, Heroclito Leoncio Monteiro, D. Bosco e Demétrio de Souza. Posteriormente acontecerão nas regiões do Tijucal e Pedra 90.
URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/1340/visualizar/