Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Domingo - 12 de Junho de 2016 às 09:15
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

    Imprimir


Foto: Gcom-MT
Para reforçar as medidas de contenção a novos ataques e acalmar a população depois das ações criminosas de sexta-feira (11.06), ocorridas na região metropolitana de Cuiabá e em Primavera do Leste, o Governo do Estado anunciou no final da manhã de sábado que as forças de Segurança permanecerão em alerta durante todo o final de semana e na semana seguinte nas ruas da Capital e da Baixada Cuiabana.

Em reunião no Palácio Paiaguás com os comandantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, representantes do Judiciário e dos secretários de Estado da Segurança Pública (Sesp), Rogers Jarbas, e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Márcio Dorileo, o governador Pedro Taques determinou empenho total no enfrentamento aos ataques comandados de dentro da Penitenciária Central do Estado.

“Não é a primeira vez que Mato Grosso passa por isso. Em 2014 houve cenário semelhante e por isso as forças de segurança possuem expertises nesse tipo de ação. Temos acompanhado continuamente as ações em todo Estado, e por agirmos rápido nas primeiras horas colocamos 100 viaturas na região metropolitana e de prender dez suspeitos desses ataques”, explicou o secretário Rogers Jarbas. Rotineiramente são colocadas nas ruas de Cuiabá e Várzea Grande entre 35 a 40 viaturas. “Portanto 100 viaturas nas ruas é um numero alto, para justamente coibir qualquer tentativa de ataque criminoso”, reforçou Jarbas.

Todo o acompanhamento das ações de segurança está sendo monnitorado pela Sala de Comando e Controle, instalada na Secretaria de Estado Segurança Pública (Sesp). Policiais civis e militares que estavam de folga e os que estavam no final do turno foram convocados para permanecer em atuação. Os militares que integram o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e o Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam) também foram convocados para realizar rondas ostensivas nas ruas. “Desde ontem estamos com força total nas guarnições, e em razão desse aumento de efetivo flagramos duas pessoas que estavam com galões de gasolina em Várzea Grande, com a intenção de incendiar mais ônibus”, apontou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Gley Alves

Além do aumento de viaturas e de efetivo, dois helicópteros do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) realizaram rondas noturnas nos bairros da Capital e vizinha Várzea Grande. E devido ao reforço concentrado do policiamento das ruas, o secretário de Segurança Pública pediu que as empresas do transporte coletivo não alterem os horários de funcionamento dos ônibus.

Visitas nos presídios

A segurança no sistema prisional foi redobrada e segundo o secretário de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Márcio Dorileo, o grande desafio nas próximas horas, para retomar o direito as visitas de familiares nas penitenciárias de Mato Grosso, será concretizar a decisão judicial de restabelecimento das demais atividades essenciais que já foram determinadas. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso determinou que os agentes penitenciários mantivessem 70% do efetivo durante a greve, iniciada no dia 26 de maio, e declarou ilegalidade do movimento. O desembargador Rondon Bassil Dower Filho determinou ainda o retorno imediato ao trabalho sob pena de multa de R$ 7 mil por hora de descumprimento.

“Confiamos no bom senso e na razoabilidade do cumprimento da decisão judicial pra que essas visitas sejam asseguradas amplamente a todos a partir de agora”, disse o secretário da Sejudh.

Novas viaturas

Para por fim à greve do sistema prisional, além de propor o pagamento de 6% do Reajuste Geral Anual (RGA), divididos em três parcelas de 2% (setembro de 2016, janeiro e abril de 2017), e pagamento do resíduo retroativo nos meses de maio, junho e julho de 2017, o Governo do Estado adquiriu 15 novas caminhonetes para uso dos agentes penitenciários. A aquisição desses novos veículos era um dos pontos solicitados pelos grevistas. A previsão é de que na próxima sexta-feira (17.06) as caminhonetes, que serão adesivadas e receberam sinallização especial, sejam entregues.




URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/1343/visualizar/