Governo promete reforma de escola e não cumpre, alerta Zeca Viana
Contudo, apesar de ter emitido -- à época – um ofício para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso garantindo o atendimento à unidade escolar, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), não realizou a reforma até hoje.
“Se tornou uma prática corriqueira deste governo prometer e não cumprir”, disse Zeca Viana. Durante a sessão ordinária da Assembleia, nesta quarta-feira (06), o parlamentar reapresentou a indicação da reforma da Escola Estadual “Filinto Müller”.
“É um absurdo ter que fazer essa reapresentação, dois anos após a palavra empenhada do Governo do Estado. Isso apenas comprova que este desgoverno não cumpre o que fala ou não sabe gerir os recursos públicos”.
De acordo falou o deputado, a escola está há quarenta anos sem receber reforma ou outra benfeitoria. Criada em 29 de março de 1974, a “pequena escola” - que possui duas salas de aula e atende estudantes do Ensino Fundamental, em salas multisseriadas – ainda conserva as características da inauguração.
Contudo, o tempo transformou a unidade escolar em um local precário. Segundo o deputado, a atual situação da escola não permite o processo ensino/aprendizagem de qualidade aos alunos da zona rural.
“A escola está em péssimas condições estruturais e oferece risco à vida dos alunos, professores e funcionários. E, por isso, pedimos, novamente, que essa reforma seja feita em regime emergencial”, falou.
Conforme relata Zeca Viana, as paredes da escola têm rachaduras; dos cinco banheiros apenas dois estão funcionando, o forro está caindo e a cozinha da escola funciona no mesmo local que a secretaria escolar. “Nem local para recreação os alunos têm”.
Zeca Viana, além de pedir a reforma quer a cobertura da quadra esportiva. Para Zeca Viana, em um Estado como Mato Grosso - que tem o clima dividido em sol escaldante ou chuvas consecutivas durante o ano - as escolas não podem ter quadras descobertas.
MULTISSERIADAS - O distrito Batovi fica a 32 quilômetros de Tesouro. A escola de duas salas atende as crianças da pequena comunidade e os filhos de trabalhadores de fazendas da região. Ela funciona no período matutino com duas salas de aula do 1º ciclo, sendo que são três turmas numa mesma sala e outras duas turmas na outra sala. Já no período vespertino funcionam 2º e 3º ciclo também nas mesmas condições.