Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Sexta - 10 de Junho de 2016 às 21:01
Por: Redação TA c/ Secom/Cba

    Imprimir


Foto: Cristiane Pastorini
Foto: Cristiane Pastorini
Dez bairros da capital vão receber neste sábado (11) uma grande ação promovida pela Prefeitura de Cuiabá para cadastrar os imigrantes na rede sócio-assistencial do município.  A ação acontecerá das 14h às 18h e tem o objetivo de realizar um diagnóstico sobre o número de imigrantes, países de origem, a situação em que vivem e suas principais necessidades.

O levantamento preciso sobre a realidade dos imigrantes servirá para nortear as ações, programas e serviços a serem realizados pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano para este público.

“Hoje não sabemos quantos são os imigrantes, como vivem, quais suas principais necessidades e de que modo podemos auxiliá-los. Com esse levantamento poderemos fazer uma gestão intersetorial com outras secretarias para dar encaminhamento a demandas necessárias, como educação e saúde, por exemplo. É uma ação muito importante e esperamos que todos eles compareçam nos locais onde estaremos”, afirmou o secretário de Assistência Social, José Rodrigues.

O cadastramento será realizado nos bairros Centro, Planalto, Pedregal, Pedra 90, Alvorada, Eldorado, Bela Vista, Santa Rosa II (Ribeirão da Ponte), Parque Cuiabá e Jardim Leblon.  Esses locais foram apontados pela Organização de Suporte das Atividades dos Migrantes no Brasil (Osamb) como os bairros onde há o maior número de imigrantes residentes.

Por isso, a Assistência Social vai disponibilizar as estruturas do Centro de Referência de Assistência Social, centros comunitários e escolas municipais para receber os imigrantes, que deverão responder a um questionário que vai verificar quantos estão trabalhando, quantos estão em trabalho formal, qual a renda, quantos possuem acesso a saúde, qual o tipo de moradia em que residem, os meios de transporte que utilizam, como têm acesso à alimentação e quais conseguem falar e escrever em português.

“Como muitos imigrantes têm dificuldades para se deslocar, resolvemos levar as nossas estruturas para mais próximo deles e vamos disponibilizar 10 pontos para que seja realizado este cadastramento. É muito importante que eles compareçam, pois somente assim a Assistência Social terá conhecimento de quais deles precisam dos serviços da rede sócio-assistencial - e para que possamos fazer o atendimento a todos que estiverem em situação de vulnerabilidade”, concluiu.

Além da Prefeitura de Cuiabá e da Organização de Suporte das Atividades dos Migrantes no Brasil (Osamb), a ação é realizada em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso.

Confira os locais de cadastramento:

Museu Histórico – Praça da República, nº 131, Centro.

CRAS Planalto – Rua Atlas, S/N, Planalto.

CRAS Pedregal – Rua Manaíra, S/N, Pedregal (Antigo Centro da Juventude).

CRAS Pedra 90 – Avenida Nilton Rabello de Castro, S/N,  Pedra 90.

EMEB Marechal Candido Mariano – Rua Piratininga, n° 101, Alvorada.

EMEB Profª Francisca Figueiredo de Arruda Martins – Rua I, S/N, Jardim Eldorado.

EMEB Madre Marta Cerutti – Avenida Vereador Juliano da Costa Marques, S/N, Bela Vista.

EMEB Esmeralda de Campos Fontes – Rua Bolívia, nº 365, Santa Rosa II (Mesma rua do Posto de Saúde).

Centro Comunitário do Parque Cuiabá – Avenida 4, Parque Cuiabá (Em frente ao Batalhão da Polícia Militar).

Centro Comunitário do Jardim Leblon – Rua Militar, S/N, Jardim Leblon (Próximo ao Posto de Saúde).





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/1355/visualizar/