Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Sexta - 10 de Junho de 2016 às 20:21
Por: Redação TA c/ Secom/Cba

    Imprimir


foto: Jorge Pinho
Pelo menos 1.200 alunos de 29 escolas municipais de Cuiabá participaram na sexta-feira (10), na Arena Pantanal, de ação de combate ao trabalho infantil. O evento integra a programação do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho), que este ano traz como tema “Diga não ao Trabalho Infantil na Cadeira Pública”.

O evento é promovido pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil (Fepeti), composto por várias instituições que trabalham na fiscalização e combate a esse tipo de atividade. A Prefeitura participa como parceria, por meio das Secretarias de Educação e Cultura, Esporte e Turismo.

Segundo a secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, o tema trabalho infantil faz parte do currículo das escolas municipais de Cuiabá e está inserido nas diferentes áreas de conhecimento. “Nosso principal papel é garantir às crianças o direito à educação, pois o lugar delas é na escola, construindo conhecimento para garantir um futuro melhor e mais promissor”, disse a secretária.

A procuradora do Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso, Amanda Broecker, informou que a situação é mais grave do que se pode imaginar. Segundo ela, no estado existem quase 70 mil crianças trabalhando e as denúncias raramente chegam até os órgãos competentes. “O trabalho infantil ainda é invisível aos olhos da sociedade, ou seja, as pessoas ainda não enxergam o trabalho infantil como uma forma de violação do direito da criança e isso é um problema que precisa ser combatido de vez”, observou a procuradora.

A Secretaria de Esportes participou do evento promovendo atividades esportivas e recreativas e orientações esportivas. Pelo menos 13 profissionais da Secretaria, entre professores e recreadores comandaram as atividades. “O esporte também tem seu papel importante no combate ao trabalho infantil, pois é uma forma de garantir à criança o direito de brincar e se divertir”, destacou o diretor de Esportes de Cuiabá, Luiz Artur Ribeiro.

No centro da Arena Pantanal, onde foi montada uma grande praça de recreação, as crianças tiveram a oportunidade de fazer o que elas mais gostam: brincar! “Adorei participar dessa festa, foi tudo muito lindo. Seria muito bom se todas as crianças pudessem viver isso e nunca ter que trabalhar”, disse a aluna Mariana Silvia de Almeida, 11 anos.

O tema foi trabalhado com todas as crianças presentes, que saíram da Arena Pantanal o conhecimento de seus direitos. “Criança não pode trabalhar, ela tem é que brincar, se divertir e estudar bastante para ser alguém na vida”, disse a aluna Letícia Arruda Viegas, 11 anos, da escola municipal Lenine Póvoas.

Além da rede municipal também participaram do evento crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais (Apae), do Programa Agente Mirim de Trânsito, entre outros.

As crianças foram presenteadas também com apresentações culturais, musicais e teatral. Participaram de oficinas de atividades lúdicas e artísticas, entre elas o show musical com personagens de filmes infantis e uma peça teatral com as crianças do Peti, ambos com adaptação ao tema “Trabalho Infantil”.

Premiação – na oportunidade foram premiados os alunos que participaram do concurso de redação, cujo tema foi Trabalho Infantil. O concurso foi dividido em duas categorias, do 3º ao 5º ano e do 6º ao 8º ano.

Os alunos Marcos Antônio Magno, da escola Marechal Rondon, e Mariane Aparecida Neves, da escola José Luiz Borges Garcia, levaram o prêmio de primeiro lugar. Os alunos Maria Manuela de Moraes, a escola Raimundo Pombo, e Samara de Oliveira, da escola Maria Tomich, conquistaram o segundo lugar. O terceiro lugar ficou com os alunos Bruna Feldem da Cruz, da escola Jesus Criança, e Lucielly Raissa Nunes, da escola Francisval de Brito.




URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/1358/visualizar/