Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Segunda - 21 de Outubro de 2013 às 07:08

    Imprimir


Homero Pereira e o deputado federal Júlio Campos (DEM)
Homero Pereira e o deputado federal Júlio Campos (DEM)
O deputado federal Júlio Campos (DEM/MT) afirma que foi com grande emoção e tristeza que recebeu a notícia de falecimento de seu amigo deputado federal Homero Pereira, 57 anos, que faleceu neste domingo em decorrência da metástase de um câncer maligno originado no estômago. Homero estava em tratamento contra a doença desde fevereiro deste ano e faleceu em São Paulo.

“É com emoção e tristeza e pesar que recebo a notícia do descanço eterno do nosso amigo, companheiro,e líder ruralista Homero Pereira. Durante mais de 25 anos de vida publica e empresarial prestou relevantes serviços ao povo mato-grossense,em especial, aos agropecuaristas. Que Deus na sua onipotência o receba junto aos seus,lá no céu. Abraços sinceros a sua esposa,filhos,netos e familiares. Perdemos um grande amigo, um grande político, o Brasil perde um grande defensor ruralista”, afirmou Júlio Campos.

Trajetória

Homero começou sua vida pública em 1990, como secretário de Agricultura do então governador Jayme Campos. Depois disso foi deputado estadual e federal por dois mandatos, sempre em defesa dos interesses da agricultura. Homero também destaca-se por ter presidido a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), transformando-a em uma importante e influente organização. Deixa um grande legado que deixa como homem público com a aprovação do Novo Código Florestal Brasileiro.

Homero Pereira atuou como presidente e vice-presidente da Famato entre 1991 e 2010. Nesse período, profissionalizou a Federação e deu envergadura política e econômica aos sindicatos rurais. Com seu trabalho conseguiu se projetar a deputado federal e na Câmara chegou a presidir a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), da qual se afastou devido aos problemas de saúde.

Partiu dele os edifícios da Famato, como a sede do órgão e o Cenarium Rural, no Centro Político e Administrativo (CPA). Depois que deixou a Famato, se elegeu deputado federal em 2006 e 2010, sempre como um dos mais votados. Foi eleito pela primeira vez em 2006, quando obteve mais de 100 mil votos e, na eleição seguinte, conquistou um segundo mandato com 112.421 mil votos. Antes de descobrir a doença, Homero era o principal nome do PSD para a disputa do Senado da República, em 2014.

Ao sair do mandato na Câmara Federal, ele clamou para que o seu substituto, deputado federal Ságuas Moraes (PT), ex-secretário de Estado de Educação, continuasse sendo um ponto de apoio do agronegócio. “Deixo meu mandato para lutar pela vida”, pontuou ele, há pouco mais de um mês, quando se aposentou.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/13625/visualizar/