Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quarta - 02 de Outubro de 2013 às 20:15

    Imprimir


O Ministério Público do Estado de Mato Grosso e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) firmaram parceria visando a realização de uma campanha em nível estadual sobre educação ambiental. Inicialmente, dois temas deverão ser priorizados: arborização e resíduos sólidos. No próximo dia 22, uma equipe formada por integrantes do MPE e do IFMT volta a se reunir para elaboração do plano de trabalho.

De acordo com o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop), promotor de Justiça Sérgio Silva da Costa, o IFMT já desenvolve várias atividades em parceria com o Ministério Público. Citou como exemplo, a realização de perícias na área ambiental e o projeto de revitalização do Parque Mãe Bonifácia com a utilização de resíduos da construção civil.

Em relação à campanha de educação ambiental, o promotor de Justiça explicou que a proposta inicial é desenvolver ações nos municípios onde o instituto possui unidades de ensino. Com base em uma proposta pedagógica, o IFMT trabalharia o tema com os alunos e comunidade escolar e o Ministério Público adotaria as medidas cabíveis junto ao poder público.

“Iniciativas como esta ganham aceitação muito grande da sociedade, pois estamos tratando de um tema recorrente, mas os municípios terão que se adequar. No caso da coleta seletiva, por exemplo, não adianta desenvolver ações de sensibilização sobre a destinação correta dos resíduos sólidos, se o município não estiver preparado para receber esses resíduos”, afirmou.

O promotor de Justiça Gerson Barbosa, que atua na Defesa da Ordem Urbanística de Cuiabá, destacou que a priorização de temas a serem abordados na campanha é fundamental para a obtenção de resultados satisfatórios. Lembrou que, a temática resíduos sólidos é bem abrangente e envolve uma série de questões.

Para o pró-reitor de Extensão do IFMT, Levi Pires de Andrade, a parceria com o Ministério Público será fundamental para o sucesso da iniciativa. “Pretendemos construir uma nova cultura, despertando nos alunos o interesse pela questão ambiental e o Ministério Público tem muito a contribuir”, disse.

A reunião, realizada nesta quarta-feira (02), também contou com a participação do procurador-geral de Justiça adjunto, Hélio Fredolino Faust; do secretário-geral de Gabinete, promotor de Justiça Antonio Sérgio Cordeiro Piedade e de professores do IFMT.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/13788/visualizar/