Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
Profissionais da educação treinam processos de intervenção pedagógica
Mais de 220 profissionais da educação, estiveram reunidos em Santo Antônio de Leverger, entre os dias 31 de maio e 03 de junho, para trabalhar a formação focada nas áreas de atuação escolar, visando a aprendizagem efetiva dos estudantes. Na avaliação dos participantes, o encontro superou as expectativas.
“A formação era necessária para compreender a Avaliação Educacional, Pesquisa-Ação e a construção do Projeto de Estudo e Intervenções Pedagógicas (Peip). Foram criados sete Grupos de Trabalhos que, entre as atividades, exercitaram a construção do Peip e apresentaram os resultados durante o evento. E foram positivos, de fato compreenderam os pontos abordados”, destacou o superintendente de Formação da Secretaria de Estado de Educação Esporte e Lazer (Seduc), Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba.
O objetivo dos exercícios foi identificar a situação problema em cada uma das disciplinas, a partir da avaliação interna. Ou seja, detectar as diferenças de aprendizagem para, a partir disso, elaborar os projetos de intervenção pedagógica.
“A Avaliação Diagnóstica (Avalia-MT/Caed), especialmente nas disciplinas de Português e Matemática, mostra a oportunidade de identificar que habilidades os estudantes precisam desenvolver melhor, ou seja, qual a maior dificuldade deles. Dá um suporte descritivo, qual ponto ele não conseguiu assimilar, evidencia para o professor”, explicou Kapitango.
Todo o aprendizado será repassado aos coordenadores pedagógicos pelos formadores dos Cefapros, no processo de multiplicadores da informação. No entanto, a Seduc suspendeu as intervenções por conta da greve dos profissionais da educação. Novas datas serão agendadas.
Avaliação
Os resultados da Avaliação Diagnóstica do Estado de Mato Grosso (Avalia-MT) serão liberados em breve, em formato de revista. Mas a maioria dos gestores tiveram acesso ao diagnóstico por meio de senhas individuais. “Era um compromisso realizar esse trabalho, como também de investir nos profissionais e na proficiência dos alunos. Agora vamos avançar nesse processo.
Há sinalizações extremamente positivas e esta é a essência da avaliação, mais que resultados da escola, do município, temos agora um detalhamento da turma e do aluno, que nos possibilitarão ações individuais, mas que atendem ao coletivo”, destacou o secretário de Política Educacional da Seduc, Gilberto Fraga, ao lembrar que a responsabilidade é dos profissionais que se relacionam com esses alunos.
“A formação era necessária para compreender a Avaliação Educacional, Pesquisa-Ação e a construção do Projeto de Estudo e Intervenções Pedagógicas (Peip). Foram criados sete Grupos de Trabalhos que, entre as atividades, exercitaram a construção do Peip e apresentaram os resultados durante o evento. E foram positivos, de fato compreenderam os pontos abordados”, destacou o superintendente de Formação da Secretaria de Estado de Educação Esporte e Lazer (Seduc), Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba.
O objetivo dos exercícios foi identificar a situação problema em cada uma das disciplinas, a partir da avaliação interna. Ou seja, detectar as diferenças de aprendizagem para, a partir disso, elaborar os projetos de intervenção pedagógica.
“A Avaliação Diagnóstica (Avalia-MT/Caed), especialmente nas disciplinas de Português e Matemática, mostra a oportunidade de identificar que habilidades os estudantes precisam desenvolver melhor, ou seja, qual a maior dificuldade deles. Dá um suporte descritivo, qual ponto ele não conseguiu assimilar, evidencia para o professor”, explicou Kapitango.
Todo o aprendizado será repassado aos coordenadores pedagógicos pelos formadores dos Cefapros, no processo de multiplicadores da informação. No entanto, a Seduc suspendeu as intervenções por conta da greve dos profissionais da educação. Novas datas serão agendadas.
Avaliação
Os resultados da Avaliação Diagnóstica do Estado de Mato Grosso (Avalia-MT) serão liberados em breve, em formato de revista. Mas a maioria dos gestores tiveram acesso ao diagnóstico por meio de senhas individuais. “Era um compromisso realizar esse trabalho, como também de investir nos profissionais e na proficiência dos alunos. Agora vamos avançar nesse processo.
Há sinalizações extremamente positivas e esta é a essência da avaliação, mais que resultados da escola, do município, temos agora um detalhamento da turma e do aluno, que nos possibilitarão ações individuais, mas que atendem ao coletivo”, destacou o secretário de Política Educacional da Seduc, Gilberto Fraga, ao lembrar que a responsabilidade é dos profissionais que se relacionam com esses alunos.
URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/1414/visualizar/