Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quarta - 07 de Agosto de 2013 às 22:00

    Imprimir


Meneguini/Secom-MT
População deve ligar para o Corpo de Bombeiros nos casos de queimadas
População deve ligar para o Corpo de Bombeiros nos casos de queimadas

A umidade relativa do ar na região Centro-Sul de Mato Grosso está abaixo da normalidade nos últimos dias. A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta, informando que nesta quarta-feira (07) a umidade estaria em torno de 15% em alguns períodos do dia, sendo que o ideal é entre 30% e 60%. Esse índice configura uma situação de alerta, tornando necessárias algumas precauções.

A baixa umidade do ar pode gerar complicações alérgicas e respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos. Para se prevenir desses problemas, as pessoas devem evitar exercícios físicos ao ar livre entre às 10h e 16h, devem evitar aglomerações em ambientes fechados e procurar umidificar o ambiente e beber muito líquido. A Defesa Civil também recomenda que as pessoas se protejam do sol e usem roupas leves.

O superintendente da Defesa Civil, coronel Sérgio Delamônica, explica que para os próximos dias a tendência é que a umidade permaneça baixa. “A umidade tem uma variação, a tendência nessa época do ano é que ela fique baixa durante certos períodos do dia, principalmente no período de maior insolação”. Pela tabela de referência da Defesa Civil, a umidade entre 30% e 20% configura a situação de atenção, entre 20% e 12% a situação de alerta e abaixo de 12% é situação de emergência.

Queimadas

A baixa umidade e o período de estiagem no estado aumentam o risco das queimadas, que podem aumentar o risco dos problemas respiratórios. Delamônica diz que durante essa época do ano, a Defesa Civil orienta que as pessoas evitem atear fogo no lixo e em folhas e que sempre liguem para os Bombeiros quando presenciarem uma queimada.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/14283/visualizar/