Manifestantes se reúnem com Walace que reafirma passe livre em Várzea Grande
O prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB), se reuniu na noite de quinta-feira (27), com os manifestantes do movimento “Acorda Várzea Grande” e reafirmou a promessa de campanha de estabelecer o passe livre no município. A principal reivindicação dos manifestantes é referente ao transporte público.
Sobre o passe livre, o prefeito garantiu que será realizado estudo para viabilizar a implantação do passe livre, uma das principais promessas de campanha de Walace, sendo que havia prometido para o dia 1º de janeiro. O prefeito estudará os custos do passe livre e de que maneira será mantido para que os estudantes tenham acesso ao benefício.
Entre outros pontos reivindicados e acordados estão: enviar projeto de lei à Câmara Municipal para revogar o último aumento da passagem de ônibus, estipulado em dezembro de 2012, durante a gestão do vereador e prefeito interino, Maninho de Barros (PSD), para que o preço volte a R$2,60. Enviar outro projeto à Câmara exigindo a volta dos cobradores de ônibus.
Encaminhar aos manifestantes na próxima segunda-feira (1), a planilha de custos da União Transporte, concessionária dos serviços do transporte coletivo, e apresentar no dia 10 de julho, levantamento que a Prefeitura irá realizar sobre a situação do transporte no município, como o custo da tarifa e os encargos da concessionária.
Outro ponto acordado entre os manifestantes e o prefeito é a publicação de vídeo em que se posiciona contra as declarações do vereador João Madureira (PSC), que na tribuna da Câmara disse “que a polícia deveria descer o porrete nos manifestantes”.
O acordo com o prefeito acabou esvaziando ainda mais as manifestações que estavam ocorrendo, sendo que o movimento de sexta-feira (28) reuniu apenas 50 pessoas.