Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quarta - 12 de Junho de 2013 às 20:01

    Imprimir


Reprodução
Borgato é candidato pela Coligação Unidos para o Progresso
Borgato é candidato pela Coligação Unidos para o Progresso

O candidato a prefeito na renovação das eleições municipais em Glória D’Oeste, Nilton Borges Borgato, teve seu registro de candidatura impugnado pela Coligação “Glória Vota pra Valer e Vencer”, formada pelo PV e PSDB. A impugnação foi protocolada no Juízo da 18ª Zona Eleitoral na terça-feira (11/06). A renovação das eleições em Glória D´Oeste acontece no próximo dia 7 de julho.

Nilton Borgato é candidato pela Coligação “Unidos para o Progresso”, que agregou os seguintes partidos: PP, PDT, PTB, PMDB, PR, DEM, PV, PSB e PSD. Ele tem como candidato a vice Gean Carlos Alves.  Esta foi a única impugnação de candidatura registrada no município.

Para interpor a impugnação, a Coligação “Glória Vota pra Valer e Vencer” se baseou na Resolução 1315 do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, que dispõe que o candidato que deu causa à anulação do pleito não pode concorrer novamente.

Nilton Borgato foi eleito nas Eleições de 2012 com mais de 50% dos votos válidos e teve seu registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral. Quando um candidato tem o registro de sua candidatura indeferido, os votos atribuídos a ele são considerados nulos. Se este candidato obteve mais de 50% dos votos válidos, como foi o caso de Nilton Borgato, é necessária a realização de novas eleições.

A chefe de cartório da 18ª Zona Eleitoral, Jelli de Moraes Gomes Anzolin, informou que Nilton Borgato foi intimado da impugnação na terça-feira (11/06) e terá sete dias para apresentar defesa. Após esse período, o Ministério Público Eleitoral terá 48 horas para se manifestar, antes do registro de candidatura seguir para o juiz. “Decorrido o prazo para defesa e parecer do MPE, o juiz decidirá sobre a impugnação. Poderá o magistrado sentenciar de pronto ou designar audiência”, explicou a chefe do cartório eleitoral.

Registros:

O cartório da 18ª Zona Eleitoral com sede em Mirassol D’Oeste recebeu seis registros de candidaturas para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Glória D’Oeste.

A Coligação “Glória Vota pra Valer e Vencer”, formada pelos partidos PV e PSDB, será representada pelos candidatos Roberto Carlos Barbosa como prefeito, tendo como vice Welterson Vieira dos Santos.

O PPS apresentou o pedido de registro de candidatura de Paulo Remédio (prefeito) e Luiz Carlos Assoni (vice).

Esclarecimento:

De acordo com a chefe do cartório eleitoral, o Partido Verde (PV) figura na composição de duas coligações: “Glória Vota pra Valer e Vencer” e “Unidos para o Progresso. Porém, não foi objeto de nenhuma impugnação.

Sendo assim, o juiz somente se pronunciará a respeito no julgamento dos registros de candidaturas.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/14716/visualizar/