Novos Conselheiros de segurança tomam posse em várzea Grande

Com objetivo de fortalecer ainda mais, uma ampla política de prevenção a violência, trazendo com isso a cultura de paz, representantes de 17 Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseg) de Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Acorizal, tomaram posse na terça-feira (28.05), às 19h, no auditório do Hotel Hits Pantanal, em Várzea Grande.
“No município de Várzea Grande são 14 consegs empossados, sendo que cada conseg, é composta por 13 ou mais pessoas, isto quer dizer que são mais de 280 pessoas envolvidas em segurança”, afirmou o comandante do Comando Regional 2 Cel. Wilkerson.
Em 2002, os Consegs foram instituídos em Mato Grosso a fim de mobilizar e envolver lideranças comunitárias na discussão de problemas locais. Há 174 conselhos comunitários no Estado.
Os presidentes dos Consegs são indicados pela comunidade. Cabe a eles, junto a polícia e órgãos públicos, discutir e adotar medidas práticas que resultem na melhoria da qualidade de vida da população.
Segundo o coordenador do conseg, major Júlio Martins de Carvalho, o conselheiro não é policial e sim um parceiro em busca de ajudar o bairro, da realização de trabalho de orientação na prevenção a violência, ajudar a fomentar ainda mais o diálogo entre pais e filhos, no sentido de somar na busca junto as autoridades competentes na melhoraria da segurança e no desenvolvimento da cidade.
Além dos conselheiros empossados, estiveram presentes o prefeito de Nossa Senhora do Livramento, Carlos Roberto da Costa “Nezinho”, Vice-prefeito de Várzea Grande Wilton Coelho “Wiltinho”, vereadores, secretários de Estado e Municípios, cerca de 450 pessoas estavam prestigiando, apoiando a criação e formação de novos colaboradores.