Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
PECUÁRIA
Domingo - 21 de Abril de 2013 às 11:32

    Imprimir


A partir do dia 01 de maio começa em Mato Grosso a primeira etapa da vacinação conta febre aftosa de 2013. O alvo da campanha, que vai até o dia 31 de maio, é vacinar bovinos e bubalinos, de 0 a 24 meses de idade. De acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) responsável pela campanha, a expectativa é vacinar 12 milhões e 500 mil animais.

Exceto nas propriedades da pecuária da região do Pantanal, que devido o regime de cheias vacinam o gado em novembro, todas as demais estão convocadas a participar da vacinação. Nas propriedades de maior risco sanitário (assentamentos, aldeias indígenas ou periferias das cidades) o Indea vai fornecer a vacina e os servidores do órgão realizarão a imunização da febre aftosa com agulha oficial. Nas demais propriedades, o Indea realizará a vacinação acompanhada (o produtor vacina os animais na presença da equipe do Indea), ou a vacinação fiscalizada (servidores do Indea verificam se a vacinação foi realizada).

O pecuarista tem até o dia 10 de junho para comunicar ao Indea a vacinação do rebanho. Aquele que não realizar a vacinação será multado em 2,25 UPFs, que correspondem a aproximadamente R$ 170 por animal não vacinado.

Desde 1996 não é registrado nenhum foco da febre aftosa no território mato-grossense. De acordo com a coordenadora de ‘Controle de Doenças dos Animais’ do Indea, Daniella Bueno, em caso de dúvidas ou denúncia o pecuarista pode ligar no 0800-653015.

O rebanho total do Estado, de mamando a caducando chegou, em novembro de 2012, a marca de 28 milhões e 670 mil animais. Isso faz de Mato Grosso o estado com o maior em número de gado bovino do País.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/15108/visualizar/