Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Terça - 26 de Março de 2013 às 14:15

    Imprimir


carbonojuruena.org.br
A convite da Petrobras, as ações do projeto Poço de Carbono Juruena, serão tema da palestra “Amazônia Viva: conservando a biodiversidade através da economia solidária” no Fórum Social Mundial, que nesta edição será realizada entre os dias 26 e 30 de março, na Tunísia, norte da África. Desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento Rural de Juruena (Aderjur) e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental, o projeto emprega tecnologias sociais para melhorar a vida de agricultores e populações indígenas no Noroeste de Mato Grosso.

De acordo com Paulo Nunes, coordenador do Poço de Carbono Juruena, o incentivo a implantação de sistemas agroflorestais e o desenvolvimento de técnicas para o aproveitamento da castanha-do-Brasil têm se mostrado eficientes mecanismos para inibir o desmatamento na região onde o projeto é desenvolvido. Além disso, articulações com ações do governo federal como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Conab, vem garantindo uma melhora na qualidade da merenda escolar de sete municípios da região que recebem a amêndoa e produtos derivados como biscoito, doce, azeite, farinha e macarrão enriquecidos com castanha.

Desde 2010 a Aderjur, que é dirigida por agricultores, desenvolve o projeto com patrocínio da Petrobras. Para suprir a demanda de castanha beneficiada por uma associação e uma cooperativa do assentamento Vale do Amanhecer, no município de Juruena, os técnicos do projeto estimulam o plantio da árvore, nativa na região, consorciada com outras espécies frutíferas e madeireiras e capacitam os agricultores da reforma agrária no manejo das espécies. Além disso, foram firmadas várias parcerias com comunidades indígenas como os Apiaká, Kaiaby, Munduruku, Suruí e Cinta-larga para compra, a preços justos, das castanhas da floresta das terras desses povos.

Pelo trabalho desenvolvido, entidades parceiras do projeto tiveram reconhecimento nacional e internacional. Em 2012 a Organização das Nações Unidas (ONU) premiou a Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer (Coopavam) como uma das experiências que promovem os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Já a Associação de Mulheres Cantinho da Amazônia (Amca) foi premiada, em 2011, pela Fundação Banco do Brasil como uma das Melhores Tecnologias Sociais do Brasil. Atualmente cerca de 33.000 pessoas de 7 Municípios participam das atividades desenvolvidas pela ADERJUR por meio do Projeto Poço de Carbono Juruena.

Fórum Social Mundial

O Fórum Social Mundial é um espaço democrático de debates de idéias, intercâmbio de experiências e articulações de experiências que teve sua primeira edição no Brasil em 2001, na cidade de Porto Alegre (RS). O FSM teve outras edições no Brasil nos anos de 2002, 2003, 2005 e 2009 e também esteve em outros países como a Índia e Quênia e edições descentralizadas. Ou seja, em várias partes do mundo. Em cada edição participam dezenas de milhares de pessoas de movimentos sociais das mais diversas partes do mundo, engajados em ações por um mundo mais justo e igualitário social, econômica e ambientalmente.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/15298/visualizar/