Só falta o Bradesco – Itaú instala biombos nas agências de Cuiabá
Após intensa atuação do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT), o banco Itaú iniciou a instalação dos biombos (barreiras visuais entre os caixas) nas agências de Cuiabá, neste mês de fevereiro. Com esta medida, os criminosos que praticam as chamadas “saidinhas de banco” terão mais dificuldade para agir. Agora, somente o Bradesco não tem biombos.
Ao todo, o Itaú tem 19 agências na capital. Com a instalação dos biombos, o banco entra na lista das instituições financeiras onde a legislação municipal (Lei n° 5.373/2010) que determina as barreiras visuais entre os caixas está sendo respeitada. Os bancos são Mercantil do Brasil, Banco do Brasil, Caixa, HSBC, Santander, Banco da Amazônia, BIC, Safra e Itaú.
De acordo com o diretor do SEEB-MT e funcionário do Itaú, Natércio Brito, a instalação dos biombos é uma vitória para toda população que pode contar com mais um instrumento que reforça a segurança nos bancos. “Foi com muita luta sindical que finalmente o Itaú passou a colocar os biombos nas agências. Esperamos que a segurança seja ao menos reforçada para conter os ataques criminosos”.
Para o presidente do Sindicato, Arilson da Silva, a expectativa é que os biombos seja uma realidade em todos os bancos não só de Cuiabá, como de todo Estado. “Vamos nos manter firmes para que o Bradesco, a exemplo dos demais bancos, cumpra a legislação e coloque os biombos nas agências em Cuiabá. Continuaremos atuantes para que as agências do interior também façam a instalação. A população e os bancários têm direito de mais segurança nas agências, e nós não abrimos mão disso”.