Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quarta - 06 de Fevereiro de 2013 às 20:26

    Imprimir


Senador Pedro Taques (PDT-MT)
Senador Pedro Taques (PDT-MT)
O senador Pedro Taques (PDT-MT) se juntou à Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) para o movimento “Defensoria Sim, veto não!”. Nesta quarta-feira, o mato-grossense e representantes da ANADEP encaminharam ao presidente do Senado, Renan Calheiros, solicitação de inclusão em pauta do veto da Presidente Dilma Rousseff ao Projeto de Lei nº 114/2011, que regulamenta a autonomia financeira da Defensoria Pública.

“A derrubada do veto é fundamental para darmos autonomia à Defensoria Pública. Esse é um passo importante para promovermos assistência jurídica integral e gratuita aos cidadãos, principalmente aqueles que não podem pagar um advogado”, afirmou Pedro Taques.

De acordo com dados do Ministério da Justiça, os Estados investem na Defensoria Pública menos 5% dos gastos totais com o sistema de justiça no Brasil. A ANADEP aponta que o Brasil conta com 9.963 promotores e 15 mil juízes estaduais que atuam em todas as comarcas do país, ao passo que os defensores públicos somam 5 mil, cobrindo menos da metade das comarcas brasileiras.

Tramitação - O PLP nº. 114/2011 foi aprovado em novembro de 2012, com o apoio do Governo Federal e de todos os partidos políticos do Congresso Nacional. O objetivo do projeto é para dar efetividade à autonomia constitucional da Defensoria Pública e possibilitar a universalização de seus serviços para todas as pessoas que necessitem.

O Governo vetou a proposta alegando tratar-se de um pedido dos Secretários de Fazenda dos Estados, segundo os quais, o projeto “ensejaria sérias dificuldades para as finanças subnacionais”. A autonomia financeira da Defensoria Pública, no entanto, está prevista na Constituição desde 2004 e, até hoje, essa matéria não foi regulamentada na Lei de Responsabilidade Fiscal, aprovada em 2000.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/15667/visualizar/