Cuiabá só acessa 50 dos 200 programas federais disponíveis, diz Lúdio
O município de Cuiabá acessa somente cerca de 50 dos mais de 200 programas federais disponibilizados pelo governo federal para investimentos nas cidades brasileiras. A informação foi dada pelo candidato a prefeito Lúdio Cabral (PT) em visita à comunidade do Sucuri, na zona rural de Cuiabá, no último final de semana. “Cuiabá poderia ter mais recursos se tivesse um prefeito que tem orgulho de trazer para cá os programas do governo federal. Os muitos problemas que temos são consequência deste tipo de política, de ataque ao governo federal”.
Acompanhado do deputado estadual Alexandre César (PT), coordenador da campanha, o petista desaprovou a postura do adversário Mauro Mendes (PSB) que tem criticado duramente o PT nacional e, ao mesmo tempo, diz contar com o apoio do governo federal por pertencer a partido da base aliada. “Essa incoerência não pode ser aceita”.
Alexandre César e Lúdio destacaram à comunidade a diferença entre os dois projetos de governo, apontando o de Mauro como um projeto de continuidade travestido de mudança e denunciaram o fato de o prefeito Chico Galindo (PTB) fazer campanha para Mauro e estar pressionando servidores públicos a votarem no peessebista.
Ele destacou sua trajetória de lutas sociais, lembrando da época em que atuou em comunidades indígenas, em parceria com moradores do Sucuri. Na comunidade, Lúdio Cabral foi recebido com animação pelos moradores, grande parte dos quais já acompanha seu trabalho. Eles reivindicaram a construção de mais salas de aula na escola municipal local e a ampliação da creche, asfaltamento e regularização do fornecimento de água, além de uma unidade do Programa de Saúde da Família.
Entre as ideias apresentadas pelo petista à comunidade está a realização de exames médicos nas crianças em idade escolar, uma ação integrada entre as secretarias de Saúde e de Educação para detectar precocemente problemas de saúde que comprometem o aprendizado.
Ele também se comprometeu a planejar junto com a comunidade a aplicação dos R$ 360 milhões anuais da pasta de Saúde, elencando entre as ações a construção de uma unidade de saúde no Sucuri.
Outra ação que beneficiará a comunidade é a implantação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), pelos quais o governo adquire produtos da agricultura familiar para a produção da merenda escolar.
Segundo Lúdio, as comunidades rurais que visitou apresentam os mesmos problemas, estando entre os mais graves a falta de água. Ele informou à comunidade que, se eleito, a escolha do sub-prefeito distrital será feita pelos moradores e não indicação do prefeito.
O vereador eleito pelo PT, Allan Kardec, também participou do evento.