Em VG, 150 escolas recebem formulários de frequência do Bolsa-Família
A secretaria municipal de Educação de Várzea Grande (SME) começa a enviar os formulários da freqüência escolar para 151 escolas – incluindo as Redes Municipal, Estadual e Particular – da cidade que atende estudantes, do programa Bolsa-Família. O formulário impresso será entregue em cada unidade educacional – sendo 74 da Rede Municipal, 44 da Rede Estadual e 33 Particulares. O envio será via on-line, no site do MEC.
Segundo Gerciley Parente de Silva, do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação, cada escola receberá um formulário que, deverá ser preenchido com porcentagem da frequência, de cada aluno beneficiado pelo programa federal. “O preenchimento é manual e o envio on-line. O sistema de recebimento estará aberto somente a partir do dia 1º de agosto”, frisa.
Gerciley acrescenta que a freqüência mínima exigida para manter o benefício é de 85%. Com índice inferior faz com que o pagamento seja suspenso. A freqüência é enviada bimestratalmente.
Gerciley ressalta que o envio não pode sofrer atraso, uma vez que dados fora do prazo acarretam prejuízos para os beneficiários. “A responsabilidade dos funcionários administrativos, de todas as escolas é grande”.
Em Várzea Grande, são 18 mil estudantes beneficiados pelo Bolsa-família. No Brasil, são 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70 mensais. Est baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.
O Bolsa Família possui três eixos principais; focados na transferência de renda, condicionalidades e ações e programas complementares. A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social. Já, as ações e programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias. De forma, que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.
Comentários