Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Segunda - 09 de Julho de 2012 às 11:56

    Imprimir


Conforme levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, os acidentes domésticos têm sido uma das principais causas de mortes entre as crianças e adolescentes. O vereador Washington Barbosa (PRB), entende que a prevenção é a única maneira de minimizar esse tipo de transtorno.

Recentemente, foi sancionada pelo Executivo a Lei número 5.528 de sua autoria e, publicada na Gazeta Municipal em 20 de abril de 2012 que institui em Cuiabá a “Semana Municipal de Prevenção a Acidentes Domésticos”, com a finalidade de chamar a atenção dos pais quanto aos riscos.

Por ser muito comum, o vereador alega que alguns objetos apresentam riscos, principalmente para as crianças. Segundo ele, “alguns acidentes são tão graves que podem levar à morte”. Geralmente, os agentes causadores são líquido quente, fiação elétrica, fogo, botijão de gás, instrumentos cortantes e medicamentos. O republicano avalia que a atenção também se estende aos idosos.

Segundo pediatras e especialistas da área de segurança infantil, a desatenção dos adultos e o menosprezo por riscos corriqueiros são, de fato, os grandes culpados pela maioria dos acidentes que vitimam crianças. “Desatenção, nesse caso, não é absolutamente sinônimo de falta de amor, o problema é que bastam alguns segundos de distração para que os acidentes aconteçam, porém, as pessoas tendem a achar que nunca acontecerão com elas próprias”.

O republicano lembra que as crianças não são capazes de avaliar o perigo, por isso a importância da atenção dos pais. “Os pais devem ficar atentos a pequenos objetos como moedas, tampinhas de garrafas, botões e até brinquedos que possuem peças pequenas e que se soltam com facilidade e possam causar engasgos e sufocamento”, lembrou Washington Barbosa na manhã desta segunda-feira (09), na Câmara Municipal de Cuiabá.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/16553/visualizar/