Unemat vai aderir ao Sisu a partir de 2013/1
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) vai aderir ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu), do Ministério de Educação e Cultura, como política de ingresso de acadêmicos a partir do primeiro semestre de 2013. A proposta foi aprovada, nesta terça-feira (05.06), na 1ª sessão extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, realizada em Cáceres.
A adesão da Unemat em 100% das vagas será apenas para ingresso no primeiro semestre letivo de cada ano. Desse total de vagas, 50% serão reservadas a estudantes oriundos da rede pública de ensino e outras 25% para o programa de Inclusão Ético-Raciais da Unemat. As provas são feitas em novembro de cada ano, quando é realizado o ENEM.
Já para ingresso no segundo semestre letivo continuará sendo realizado o vestibular tradicional da Unemat, que reserva 25% das vagas ao sistema de cotas étnico-raciais.
Fica criada uma comissão de acompanhamento e avaliação anual, cuja função é fornecer subsídios para a continuidade da adesão ou não da participação da Unemat ao Sisu. “É um projeto piloto. Por isso, foi criada comissão para acompanhar os índices para garantir o atendimento à comunidade do nosso Estado. Hoje, com o vestibular tradicional, a Unemat 20 cidades de Mato Grosso. Com o Sisu poderemos atender todos os municípios do Estado, com uma seleção gratuita”, explicou a Pró-reitora de Ensino de Graduação, Ana Di Renzo.
A adesão ao Sistema de Seleção Unificado foi amplamente discutida. Internamente, foram realizados Fóruns de Políticas de Ingresso da Unemat, em abril deste ano e novembro de 2011. “Enquanto gestão, a gente acompanha as discussões nacionais, em reuniões com a Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) e promove debates com a participação da comunidade acadêmica”, disse a pró-reitora.
Inicialmente, a mudança não vai afetar os cursos oferecidos em modalidades diferenciadas, como Ensino a Distância, programa de Licenciaturas Plenas Parceladas e Educação Indígena.
Sisu- O Sistema de Seleção Unificada é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O processo seletivo do Sisu é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita, em uma única etapa e é feita pela internet.