PT de Várzea Grande confirma candidatura própria e escolhe Alencar Farina
O Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou nesta quinta-feira (3) que terá candidato próprio à prefeitura de Várzea Grande. Após consenso entre os 4 grupos que compõem a agremiação, o médico Alencar Farina foi definido como pré-candidato ao cargo. A sigla inicia agora conversações com outros partidos para a definição de quem será o vice-prefeito.
Para Farina, a ausência de candidatura própria nas eleições de 2004 e 2008, quando a agremiação apoiou o ex-prefeito da cidade industrial, Murilo Domingos (PR), foi um dos grandes responsáveis pela diminuição da força política do partido. “Em 2000, tínhamos 2 vereadores e hoje não temos nenhum. Time que não entra em campo não ganha jogo”.
O médico disputava o posto com a professora e presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato grosso (Sintep/MT) da cidade, Maria Aparecida Cortez que, após a definição, será pré-candidata a vereadora. “Existia a possibilidade de disputarmos prévias, mas entendemos que o nome de Farina é o mais indicado para ser o nosso candidato”, destacou a professora.
Os grupos partidários tinham até o final de março para propor a coligação do PT com outro partido, de acordo com o estatuto, algo que não foi feito. A partir daí foram definidos os 2 nomes, de Farina e Cortez que, em princípio, disputariam as prévias.
Sobre o posto de pré-candidato a vice-prefeito, Farina deixa a escolha do nome em aberto. Para ele, alguns pontos precisam ser analisados como o tempo que os partidos têm no Horário Eleitoral e também o perfil da pessoa escolhida. O pré-candidato sinaliza, inclusive, com a escolha de outro integrante do PT. “Isso tudo será discutido a partir de agora”.
Além do comando do Paço Couto Magalhães, o PT pretende conseguir ao menos 4 cadeiras, das 19 disponíveis na Câmara dos Vereadores da cidade. “Já temos uma lista com cerca de 50 pré-candidatos e esperamos votações expressivas, que representem a grandeza do nosso partido”.
Alencar Farina foi candidato a vice-prefeito de Cuiabá nas eleições de 2004, na chapa encabeçada por Alexandre César, derrotado no pleito pelo ex-prefeito Wilson Santos (PSDB). Em 2008, o médico foi candidato a vereador da Capital e recebeu 2.833 votos, ficando com a primeira suplência do partido.
O médico aproveitou o lançamento da pré-candidatura, que deverá ser oficializada na convenção do PT, para criticar as últimas gestões da cidade industrial. “Como médico, digo que a saúde foi abandonada. Como cidadão, acredito que a insegurança causada com as constantes mudanças fez com que o município ficasse completamente abandonado”. Várzea Grande já tem, definidos, ao menos 7 pré-candidatos a prefeito.