Líder no Senado vai pedir reunião com ministras na terça-feira (7). Partido quer um ministério para voltar a integrar a base do governo.
Bancadas do PR querem voltar a negociar espaço no governo
As bancadas do PR na Câmara e no Senado querem voltar a negociar com o governo federal, a partir da próxima semana, uma posição sobre a possibilidade de o partido voltar a integrar a base governista.
Para tanto, o líder do PR no Senado, Blairo Maggi (MT), afirmou que vai bater na porta do Palácio do Planalto na próxima terça-feira (7) a fim de pedir uma audiência com as ministras da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.
"Da forma como está não é confortável. Queremos que o governo diga se tem espaço para o PR no governo e, se tiver, como vamos avançar nas negociações. O Ministério dos Transportes hoje é uma indicação da presidente [Dilma Rousseff]. Queremos conversar para ter o nosso espaço", afirmou o senador.
A demanda por um ministério para que o PR volte a integrar a base do governo já havia sido solicitada pela bancada do partido no Senado em setembro do ano passado, sem retorno. A partir de agora, as conversações com o governo devem ser feitas em conjunto com a bancada da Câmara.
"O governo tem nos convidado para voltar [para a base]. Queremos sentar com eles e ver o que eles têm a nos oferecer. Sem dúvida, há uma posição de desconforto neste momento" disse o líder do partido na Câmara, Lincoln Portela (MG).
Ministério dos Transportes
Em julho, o partido declarou independência do governo após a demissão do ex-ministro Alfredo Nascimento (AM) dos Transportes e de mais de 20 funcionários da pasta ligados ao partido. Maggi chegou a dizer na época que recusou o convite para ocupar o ministério por conta de seus negócios empresariais.
O atual ministro, Paulo Sérgio Passos, é filiado ao PR, mas, segundo o senador, não representa o partido. Ele era secretário-executivo do ministério e ficou no comando da pasta interinamente desde que Alfredo Nascimento deixou o cargo.
Atualmente, o PR tem no Congresso uma bancada composta por sete senadores e 40 deputados federais.