Gleisi negou intervenção em ministério comandado por Fernando Bezerra. Segundo "O Globo", Dilma determinou "intervenção branca" da Casa Civil.
Ministra diz que Integração Nacional continua administrando chuvas
A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, divulgou nesta quarta-feira (4) uma nota de esclarecimento na qual afirma que o Ministério da Integração Nacional tem autonomia para fazer a liberação de recursos a municípios atingidos pelas chuvas.
Reportagem do jornal “O Globo” desta quarta informou que a presidente Dilma Rousseff determinou que Gleisi fizesse uma “intervenção branca” na pasta.
Na nota, a ministra afirmou que o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, “é e continua sendo responsável pela execução dos programas e projetos daquela Pasta. Qualquer informação fora deste contexto tem por objetivo disseminar intriga”.
A reportagem aponta que os estados de Bezerra (Pernambuco) e do ex-ministro Geddel Vieira (Bahia) receberam as maiores verbas de prevenção de desastres naturais em 2011, apesar de o Rio de Janeiro ser o primeira da lista de alerta, com 12 municípios em situação crítica de risco.
Esse fato teria feito com que Dilma, segundo o jornal, determinasse que todas as liberações para enchentes teriam de receber o aval da Casa Civil.
Gleisi Hoffmann afirmou na nota que não recebeu da presidente “nenhuma orientação ou determinação para intervir na execução orçamentária do Ministério da Integração Nacional”.
A ministra interrompeu seu recesso no Paraná e retornou a Brasília nesta terça-feira (3) para tratar das ações do governo federal relacionadas às chuvas que atingem especialmente o sudeste do país.
Na noite desta terça, o ministro Fernando Bezerra anunciou a mesma decisão e retomou o trabalho no ministério nesta quarta-feira. À tarde, ele concederá uma entrevista coletiva sobre as ações para prevenção de desastres e reconstrução dos municípios que sofreram com enchentes.
Veja a íntegra da nota:
"Esclareço que não recebi por parte da presidenta da República nenhuma orientação ou determinação para intervir na execução orçamentária do Ministério da Integração Nacional. O ministro Fernando Bezerra é e continua sendo responsável pela execução dos programas e projetos daquela Pasta. Qualquer informação fora deste contexto tem por objetivo disseminar intriga. O governo está trabalhando para ajudar, no que puder e couber, os Estados e a população que passam por situação difícil com desastres naturais.
Gleisi Hoffmann
Ministra-Chefe da Casa Civil"