Campanha" Álcool Zero no Trânsito" está de olho na virada do ano
O Comandante da 5ª Companhia Cristo Rei – Major James em conjunto com o Comandante da Guarda Municipal – João José Cardoso Mendanha, realizaram na manhã de sexta-feira (30.12), em continuidade a campanha “Álcool Zero no Trânsito” a barreiras com fiscalização na Avenida da Feb.
Nesta barreira foram apreendidos 01 veículo e 05 motocicletas, feitas 10 notificações por avançar o sinal vermelho, duas por não portar carteira nacional de habilitação, duas por falta de uso do cinto de segurança.
A intenção desta campanha é reduzir a violência no trânsito, e informar a população sobre o risco de beber e dirigir. A lei 11.705, de tolerância Zero ao Álcool, foi sancionada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva em junho de 2008. De Acordo com a Lei, quem estiver dirigindo e no teste de bafômetro apresentar 2 decigramas de álcool por litro de sangue terá a carteira de habilitação cassada, apreensão do documento do carro e do carro, multa de R$ 955,00 e 7 pontos na carteira. Para estar sujeito a responder criminalmente, o limite é de 6 decigramas, o equivalente a uma lata de cerveja. Caso seja enquadrado criminalmente, a pena é de 06 meses a 3 anos de prisão.
“É necessário mostrar que beber e dirigir, além de ser criminoso, é um risco desnecessário e vamos estar atuando com o objetivo de retirar do trânsito as pessoas que estão excedendo ao limite” disse Major PM James.
“Para cumprir a lei é preciso uma mudança comportamental dos hábitos da população. É uma questão cultural” disse o Comandante da Guarda Municipal – João José Cardoso Mendanha.
No município o índice de pessoas conduzidas sob efeito de álcool no ano de 2010 foram 34, já este ano 62 foram conduzidas.
Carteiras de Habilitação apreendidas no ano de 2010 – 62 já neste ano 175 ou seja, houve um acréscimo e também um maior controle e fiscalização.
Além da preservação da ordem pública, a Polícia Militar e a Guarda Municipal querem atuar preventivamente. “A gente pode evitar que uma pessoa sem condições de dirigir assuma o volante. Se for o caso, vamos agir repressivamente, a fim de prender em flagrante motoristas delituosos, que estejam sob a influência de álcool ou de substâncias entorpecentes”, disse o comandante do Comando Regional II - Ten. Cel Wilquersom Felizardo Sandes.