Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quinta - 29 de Dezembro de 2011 às 10:32

    Imprimir


O deputado federal licenciado Valtenir Pereira (PSB-MT) está entre os melhores parlamentares avaliados do total de 513 ocupantes da Câmara dos Deputados. Ele é o primeiro do Estado de Mato Grosso.

Da bancada de 35 membros, o deputado federal de Mato Grosso do Partido Socialista Brasileiro (PSB) está entre os 10 melhores avaliados, na 8ª posição, se ainda considerada a ex-líder do partido, Ana Arraes, ministra eleita em setembro para o Tribunal de Contas da União (TCU). Na lista geral, ele está na posição 105. Ao todo, aparecem na aferição 15 dos parlamentares do PSB.

O levantamento foi realizado pela revista Veja e o Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon), do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj). A avaliação intitulada “Ranking dos melhores deputados e senadores do Brasil” circula na edição deste semana da publicação.

A lista da Veja de avaliação conta ainda com outros 3 dos 8 parlamentares do Estado, além do presidente do PSB de Mato Grosso.

Valtenir é um dos primeiros do Estado de Mato Grosso que aparece no levantamento. Ele está à frente de outras lideranças conhecidas e importantes, como o líder do PT na Câmara dos Deputados, Paulo Teixeira (PT-SP); do ex-presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP); do atual líder interino do governo, Luciano Castro (PR-RR), de Osmar Serraglio (PMDB-PR) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

O parlamentar qualifica avaliação como reconhecimento ao trabalho que desenvolve neste segundo mandato, com atuação em defesa de melhores condições de saúde, educação, segurança pública e justiça para milhões de brasileiros, principalmente os 3 milhões de mato-grossenses.

“Nosso mandato luta pelos que mais precisam e para levar o desenvolvimento com infraestrutura e inclusão produtiva para Mato Grosso”, conta. “Lutamos pelos agentes de saúde e de combate às endemias, para levar a justiça trabalhista a todo Estado. Atuamos ainda a favor da educação profissional e qualificação das pessoas, além de levar creches aos municípios”.

Líder do partido, Sandra Rosado (RN), e Edson Silva (CE) estão entre os melhores parlamentares avaliados na sigla com nota 6,3. O deputado federal Valtenir teve nota 4,3.

O último colocado (Rogério Carvalho – PT/SE) teve nota 1,1 na posição de número 201 entre os 513 deputados federais. Apenas o deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG) obteve nota 10 como primeiro colocado. A revista Veja observa que o levantamento foi concluído em 30 de setembro.Veja a classificação parlamentar e detalhes do estudo em http://veja.abril.com.br/infograficos/ranking-deputados-senadores/

 

Entenda a avaliação

 

Segundo a revista, a avaliação aferiu como os parlamentares “se posicionaram com palavras e votos em relação a questões vitais em tramitação nas duas casas legislativas”.

Das questões, surgiram oito temas preponderantes (carga tributária menor e sistema tributário mais simples; infraestrutura; qualidade de gestão pública; Combate à corrupção; qualidade da educação; marcos regulatórios estáveis aplicados com transparência por agências independentes, diminuição da burocracia e equilíbrio entre os Poderes).

Mas antes, informa a publicação, com a utilização de critérios próprios e da Transparência Internacional a revista criou uma “cláusula de ética, expurgando previamente da análise parlamentares envolvidos em escândalos ou de reputação duvidosa”.

Depois, o Necon/Uerj selecionou as 54 proposições relevantes dentre as medidas provisórias, projetos de lei ordinárias e complementares e propostas de emendas à Constituição que tramitaram no Congresso este ano.

A seguir, o estudo escolheu as atividades parlamentares para avaliar, como parecer em relatoria de projetos, apresentação de emendas, posição em voto no plenário e pronunciamento em plenário e comissões. Cada quesito recebeu um peso. Assim , a partir dos critérios e aferição do mandato foram definidas notas de 0 a 10 e construído o ranking.

“A posição que um parlamentar ocupa no ranking expressa, dessa forma, seu grau de ativismo legislativo a favor ou contra os oito temas centrais estabelecidos por Veja”, descreve texto da revista na internet. Com informações da Revista Veja

 






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/18008/visualizar/