Bancários protestam após 41ª ação criminosa em Mato Grosso
Após o 41º ataque a banco, ocorrido na Caixa da 13 de Junho em Cuiabá nesta madrugada (23), bancários realizaram protesto na porta da agência do Santander da Praça Alencastro, na capital. O objetivo da ação foi cobrar investimento em segurança a começar pela instalação de biombos, além de respeitar os funcionários e a população. O banco se apresenta negligente na questão da segurança e ainda pressiona seus funcionários com metas abusivas e há falta de contratações.
Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso e funcionário do Santander, Arilson da Silva, os bancos devem se comprometer com a segurança urgentemente para conter a onda de ataques. “O banco Santander é um dos bancos que ainda não cumpriu a legislação instalando os biombos. Medidas para garantir a segurança da população e dos bancários devem ser prioridades”.
Última ação criminosa
De acordo com o SEEB-MT, o estado contabiliza 41 ataques a bancos até o momento. O mais recente ocorreu na madrugada de hoje (23) na agência da Caixa Econômica Federal localizada na Rua 13 de Junho, em Cuiabá. Vestido de vigilantes, o assaltante chegou à agência e ao chamar o vigia que estava dentro do banco, anunciou o assalto. Ao entrar no banco, um segundo vigia percebeu a ação e efetuou disparos contra o assaltante que fugiu. Uma parte da fachada do banco foi quebrada pelos tiros.
O secretário de Imprensa do SEEB-MT e empregado da Caixa, John Gordon, esteve na agência e constatou um clima de insegurança. “Apesar da ação criminosa ter ocorrido durante a madrugada, os bancários se sentem inseguros aos saber que houve uma tentativa de assalto. A agência funciona normalmente, mas fica evidente que o banco deve agir para reforçar a segurança”.