Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quarta - 09 de Novembro de 2011 às 21:37

    Imprimir


Lideranças políticas dos Estados de Mato Grosso e do Amapá
Lideranças políticas dos Estados de Mato Grosso e do Amapá

Lideranças políticas dos Estados de Mato Grosso e do Amapá acertaram a ampliação da agenda comum para ações de desenvolvimento econômico e social dos dois Estados.

Uma dessas atividades é a visita do governador do Amapá, Camilo Capiberibe, dias 20 e 21 deste mês a Mato Grosso. No último dia, ele visita Lucas do Rio Verde, a convite do prefeito Marino Franz, para participar do Encontro Nacional do Milho Safrinha e conhecer melhor a atividade econômica.

Um dos maiores interesses de investimento da iniciativa privada com apoio governamental é a produção agrícola e a transformação dessa matéria-prima para beneficiar os dois Estados.

“É uma ação para construir a relação entre o Norte de Mato Grosso e o Amapá e para investimentos em Sorriso, Sinop, Lucas do Rio Verde, tendo como base o porto de Santana para o escoamento de produção”, resume o governador sobre as intenções de intercâmbio socioeconômico.

O presidente do PSB de Mato Grosso, deputado federal Valtenir Pereira disse que o foco dos trabalhos é a união do setor público e privado. “Um grupo de empresários já esteve no Amapá com interesse de investimento, após uma articulação nossa”, conta sobre visita de produtores de soja ao Amapá este ano.

A deputada federal Fátima Pelaes (PMDB-AM), que acompanhou a visita do governador ao deputado federal Valtenir, informa que “foi iniciado um diálogo desde junho com visita de um grupo de produtores da Aprosoja ao Estado do Amapá”.

Produção e logística

O ponto de interesse de empresários e autoridades do Estado para a economia primária de grãos de Mato Grosso foi mostrada no levantamento desta quarta-feira do IBGE.

O Paraná lidera a produção nacional, com 19,7% de participação. Mato Grosso responde por 19,5% e o Rio Grande do Sul com 18,3%. A estimativa para a safra brasileira deste ano é de 159,7 milhões de toneladas, ou 6,8% acima do ciclo produtivo passado. Os dados são da produção de outubro.

Mato Grosso é o maior produtor de soja, algodão e de produto que utiliza commodities, como o caso da produção de biodiesel.

A região do médio Norte e extremo Norte de Mato Grosso (Nortão), rumo ao Pará, onde estão as cidades de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde, tem o eixo logístico da BR-163 como apoio para distribuir a produção agrícola e produtos agregados do campo. A infraestrutura não é adequada e sempre é motivo de avaliações, seminários, estudos e cobrança da União por empresários para sua melhoria.

No futuro, com previsão de 2014, há ainda projetos logísticos de outras rodovias federais, hidrovias na divisa de Mato Grosso e Pará e a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO), cujo investimento estimado para ser feito pelo governo federal é de R$ 6,4 bilhões.

A ferrovia vai ligar o centro do Brasil, no rumo leste-oeste e ao norte, a partir dos Estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Pará aos portos do Atlântico no Norte do país, como de Vila do Conde (Pará) e Maranhão, com interconexão pela Ferrovia Norte Sul.






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/18360/visualizar/