Sobe para 29 o número de ataques a banco em Mato Grosso
Mais uma agência bancária foi alvo de criminosos no Estado, desta vez foi no município de Campo Novo do Parecis (397 km de Cuiabá). Na quinta-feira (27), a agência do Bradesco teve a parte de pronto atendimento totalmente danificada devido a explosão de dinamites. Os bandidos levaram o dinheiro dos caixas eletrônicos, o valor não foi comunicado. Com esta ação, o número de ataques a banco sobe para 29 e a caixas eletrônicos 79.
Este é o segundo ataque a banco nesta semana. Na quarta-feira (26), um posto de atendimento do Bradesco de Nossa Senhora do Livramento (41 km de Cuiabá) foi atacado, o caixa eletrônico foi explodido e o local apresentava cenário de guerra. Na avaliação do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT), a onda de insegurança só reforça a urgente necessidade dos bancos investirem na segurança das agências.
“A população está apavorada com os ataques. De repente, uma tranqüila cidade do interior é acordada de madrugada com explosões que vem de agências bancárias. Esta realidade não pode ser rotina nos municípios. Os bancos devem valorizar a população investindo em segurança como, por exemplo, com a instalação de biombos, blindagem nas sacadas, monitoramento por câmeras, porta giratória. Estes são alguns dos itens imprescindíveis na segurança bancária. Também é preciso investir em segurança pública. A combinação destes fatores torna mais segura as agências e os municípios”, afirma o presidente do SEEB-MT, Arilson da Silva.
O Sindicato esteve em contato com funcionários do Bradesco de Campo Novo do Parecis para saber como está o clima na agência e se os trabalhadores estão bem. De acordo com o diretor do Sindicato, João Dourado, os funcionários estão apreensivos com o ataque e afirmam que a parte de auto atendimento foi danificada com a explosão. A agência funcionou normalmente nesta sexta-feira (28), e somente a parte dos caixas eletrônicos foi interditada.