Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Quinta - 27 de Outubro de 2011 às 14:27

    Imprimir


assessoria SEEB-MT
Bradesco de Nossa Senhora do Livramento após ação criminosa
Bradesco de Nossa Senhora do Livramento após ação criminosa

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) revela Mato Grosso como o terceiro estado com maior incidência de morte envolvendo banco em 2011, até o mês de setembro. A colocação é dividida com Goiás, o primeiro estado é São Paulo seguido do Rio de Janeiro. De acordo com a pesquisa, foram três mortes registradas em Mato Grosso.

O número de óbitos em todo Brasil foi de 38 pessoas assassinadas em assaltos envolvendo bancos até setembro de 2011 em todo país, uma média de 4,2 mortes por mês. O levantamento foi realizado pelas entidades com base em notícias da imprensa, com apoio do Dieese.

Este número já ultrapassa os casos verificados nos primeiros nove meses de 2010, quando ocorreram 18 mortes, um crescimento de 111,11%. O mais preocupante é que essas ocorrências já superaram o total de mortes de todo ano passado, quando foram apurados 23 óbitos. A pesquisa ainda aponta que a maior incidência de morte está na prática de “saidinha de banco”, com 24 mortes. Já a maioria das vítimas foram clientes (27), seguido de vigilantes (6) e policiais (3).

Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso, Arilson da Silva, estes dados demonstram a falta de investimento em segurança por parte dos bancos que não priorizam a segurança dos clientes e bancários.

“Ao invés dos bancos investirem no combate aos ataques a banco e ver esta ação como investimento, eles preferem se omitir e ver tudo que se refere a segurança como prejuízo. É preciso entender que vidas estão em risco e a segurança deve ser prioridade. Os biombos, por exemplo, são iniciativas que devem ser praticadas em Cuiabá por ser determinação municipal para proteger a sociedade, e nem assim os bancos fazem, preferem agir fora da lei ”, afirma Arilson.

Mato Grosso

A onda de violência se reflete nos dados de Mato Grosso relacionados aos ataques a abanco e caixas eletrônicos. Na madrugada desta quarta-feira (26) em um posto de atendimento do Bradesco, em Nossa Senhora do Livramento (41 km de Cuiabá) entrou para as estatísticas. A agência foi atacada, o caixa eletrônico foi totalmente explodido e o local apresenta cenário de guerra. Com esta ação, sobe para 28 ataques a bancos em Mato Grosso e 75 a caixas eletrônicos.

Entre as principais reivindicações dos bancários para conter a onda de ataques a banco está a instalação de biombos, vidros blindados nas fachadas, instalação de câmeras com alta definição de segurança dentro e fora do prédio, porta giratória com detector de metal logo na entrada da agência. Outra medida é a isenção de tarifas de transferência de recursos (DOC, TED, ordenas de pagamento), como forma de reduzir a circulação de dinheiro na praça. 






URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/18482/visualizar/