Avalone representa Assembléia em reativação da Usina Termelétrica de Cuiabá
Emocionado, o deputado Carlos Avalone(PSDB) participou hoje da reativação da Usina Termoelétrica de Cuiabá, depois de 4 anos sem operação. “ Lembro bem quando Mato Grosso produzia 200 MW e vemos que hoje chegamos a 1000 MW de consumo. Fui coadjuvante quando um sonhador resolveu trazer o gasoduto para Cuiabá. Fui para Houston com Dante como secretário de Indústria e Comércio, para trazer o gás. Foi um investimento de R$ 1 bilhão na época”, lembrou Avalone.
O deputado que representou a Assembléia Legislativa no evento na Usina, foi um dos que na outra legislatura também lutou para que o fornecimento fosse normalizado e fechado um acordo entre Mato Grosso e Bolívia e agora vê realizado. “Tivemos dois governadores que merecem ser exaltados no caso do gasoduto, o Dante que idealizou o projeto e trouxe para Cuiabá e o governador Silval Barbosa que com sua determinação como vice e agora governador conseguiu reverter a situação e trazer o gás de volta para Mato Grosso”, afirmou Avalone.
A retomada da Usina Termelétrica de Cuiabá, que tem capacidade para gerar 480 MW – equivalente a 60% da demanda de Mato Grosso por energia. Serão fornecidos diariamente 2,2 milhões de metros cúbicos de gás natural da Bolívia destinados à térmica administrada pela empresa Pantanal Energia – com base em um contrato válido até final de 2012.
Silval ressaltou que com a Usina funcionando, o Estado tem excedente de energia suficiente para que outras empresas se instalem no Estado, promovendo o desenvolvimento. Sem contar com o aumento no número de veículos movidos a gás, bem como abastecer outras cidades do Estado com gás veicular.